Isis Valverde
Na última semana, a atriz Isis Valverde compartilhou com os seguidores do seu Instagram que sofre de doença celíaca, condição genética que impõe algumas restrições alimentares às suas vítimas.
Foto: @isisvalverde
O que é
A doença celíaca é um transtorno que afeta o sistema auto imune, fazendo com que o corpo responda de forma adversa ao glúten, proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e até mesmo na aveia.
Foto: Viktor_Gladkov
Sintomas
O nutricionista Felipe França explica que a condição pode causar diarreia, mau funcionamento do intestino, prisão de ventre, barriga inchada, gases, dor, fadiga e perda de peso. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), a condição atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.
Foto: Panuwat Dangsungnoen
Casos extremos
Em quadros graves, a doença também pode causar anemia, fadiga e osteoporose, já que a condição diminui a absorção de nutrientes pelo organismo.
Foto: alvarez
Causas desconhecidas
Ainda não se sabe quais são as causas exatas que levam os pacientes a desenvolverem a doença; especialistas acreditam que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante.
Foto: apomares
Fora do cardápio
Os celíacos devem evitar o consumo de trigo, cevada, centeio e também dos derivados desses nutrientes, como o pão, massa, cerveja, biscoito, pizza, cereais e outros.
Foto: Jag_cz
O que comer
O nutricionista Felipe França orienta que pacientes celíacos consumam produtos "naturais", sem muitos conservantes, que não contém glúten. É o caso de alimentos como frutas, legumes, vegetais, tubérculos e grãos como arroz, milho, entre outros.
Foto: Magone
Atenção
"É muito importante que pessoas celíacas leiam os rótulos dos produtos, porque a contaminação cruzada com glúten acontece pelo ar. Por isso, também é preciso escolher marcas confiáveis na hora de escolher produtos identificados como 'sem glúten'", defende o nutricionista.
Foto: Nenad Cavoski
Ajuda médica
Cortar esses alimentos do cardápio sem ajuda profissional pode fazer mal à saúde. O indicado é, ao menor sintoma, procurar um especialista da área. A doença costuma se manifestar na infância, mas pode acontecer a qualquer momento da vida adulta. O diagnóstico é realizado através de exames de sangue.
Foto: Almaje
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Marko Jan