Famosos mergulham em banheiras de gelo para melhorar a saúde física e mental; faz sentido?

Entenda o método

Foto:

O que é a crioterapia?

Crioterapia (ou terapia pelo frio) é um método de relaxamento muscular, em que atletas se submetem a temperaturas geladas, após a realização de exercícios físicos, para aliviar dores e evitar lesões. Um dos jeitos mais comuns de crioterapia é a submersão uma banheira de gelo. A realização do procedimento depende de fatores como tolerância de cada um ao gelo e temperatura.

Foto: terex

Qual o impacto?

Ao Terra, o médico ortopedista Daniel Oliveira explica que a exposição ao frio em uma banheira de gelo traz diversos benefícios para o corpo humano. “Ajuda a aumentar a produção de células brancas do sangue e melhorar a circulação, favorecendo a saúde geral e a capacidade de combater infeções."

Foto: Klubovy

Relaxamento

Dentre os benefícios da crioterapia estão a redução de inflamações e dores musculares tardias. Segundo Oliveira, isso acontece “graças à vasoconstrição e subsequente vasodilatação”.

Foto: Yaroslav Astakhov

Força mental

Além da redução dos impactos nos músculos, a imersão na banheira de gelo pode ajudar a tratar questões psicológicas, pois contribui para “o fortalecimento da resiliência mental, redução do estresse e da ansiedade e elevação do humor, devido à liberação de endorfinas e melhoria na qualidade do sono e aumento de energia”.

Foto: GlobalStock

Fins estéticos

Além de ajudar a evitar lesões musculares graves e a sensação dolorida do treino, a crioterapia também pode ser usada para fins estéticos, de pessoas que buscam reduzir rugas e linhas de expressão, e aumentar o metabolismo das gorduras. Os benefícios acontecem, porque o frio ajuda a reduzir o fluxo do sangue e a permeabilidade das células.

Foto: iStock

Na moda entre famosos

A ideia de melhorar a saúde física e mental, além da estética, por meio da crioterapia, ganhou adeptos no mundo dos famosos. É o caso de atores como Reynaldo Gianechini. A a cantora Lady Gaga também usou a imersão como tratamento médico, neste caso para auxiliar na redução do seu quadro de fibromialgia.

Foto:

Hailey Bieber

Outra celebridade que adora a "banheira de gelo" é Hailey Bieber; volta e meia a mulher de Justin compartilha vídeos praticando a crioterapia.

Foto:

Tipos

Existem diferentes métodos de crioterapia. O mais comum, que viralizou nas redes sociais, funciona de maneira que a pessoa entra em um recipiente, como banheira ou balde, cheio de gelo. Mas também é possível praticar crioterapia de outras formas, como por meio de compressas geladas, imersões em câmaras de nitrogênio, com temperaturas que podem chegar a -150°C, além do uso de sprays.

Foto: Wavebreak

Aplicação

A adaptação à técnica precisa ser gradual. “Deve ser realizada com cuidado, começando com imersões curtas para iniciantes (cerca de 2 minutos) e aumentando gradualmente até um máximo de 10 minutos, dependendo da tolerância individual e da temperatura da água que deve estar entre 4°C e 14°C”, diz o especialista. O especialista reforça que não é recomendado exceder o tempo.

Foto: iStock

Qualquer um pode fazer?

Nem todos os atletas podem experimentar e praticar a crioterapia. Depende da condição de cada um. “Pessoas com ferimentos, doenças de pele, com má circulação sanguínea e portadoras de doenças hepáticas devem evitar a técnica”, explica o diretor do NOT. “É muito importante consultar médico especialista antes de realiza-la para saber se está apto ou não”.

Foto: gilaxia

Cuidados

Para praticar a crioterapia com segurança é importante sempre estar acompanhado, para poder receber ajuda, em caso de uma resposta adversa. Além disso, a reação do corpo ao frio deve ser sempre monitorada, para evitar hipotermia.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock