Data
Comemorado em 13 de junho, o Dia de Santo Antônio é uma homenagem a esta figura religiosa popular. Quer saber mais sobre a história do santo? Confira a seguir!
Foto: José Alberto Ayala/ Pixabay
Nascimento
Santo Antônio nasceu com o nome Fernando Antônio de Bulhões em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195.
Foto: Ron Sinda/ Unsplash
Trajetória
Entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho aos 19 anos. Depois, foi transferido para o centro de estudo de Coimbra. Após 10 anos, se tornou sacerdote.
Foto: Justin Main/ Unsplash
Morte
Santo Antônio morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho de 1230, em Pádua, na Itália. Assim, passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua, além de Santo Antônio de Lisboa, por causa de sua origem.
Foto: DNK Photo/ Unsplash
Por que é considerado o santo casamenteiro?
Há uma história sobre uma moça de Nápoles que, ao perceber que sua família não teria o dinheiro necessário para pagar o dote para que ela se casasse, pediu intercessão para Santo Antônio.
Foto: Frederick Shaw/ Unsplash
O papel
Após o pedido, o santo apareceu e entregou um bilhete para a jovem, dizendo para que ela procurasse um comerciante que lhe daria a quantidade de moedas que equivalesse ao peso desse papel.
Foto: Leighann Blackwood/ Unsplash
O milagre
Ela, então, entregou o papel ao comerciante - que achou que o papel teria peso nulo. Porém, foram necessários 400 escudos de prata para que a balança ficasse em equilíbrio.
Foto: Polina Kuzovkova/ Unsplash
O desfecho
Após essa situação, o comerciante se lembrou que havia prometido o mesmo valor para o santo, mas não cumpriu com sua palavra. Com isso, Santo Antônio cobrou sua dívida e ajudou a jovem a se casar.
Foto: Jeremy Wong Weddings/ Unsplash
Acesse o Terra Você e fique por dentro do tema!
Quer saber mais? Leia a matéria completa no Terra!
Foto: Shelby Deeter/ Unsplash