Fim de ano
Então é Natal! As festas de fim de ano se aproximam e algumas pessoas só conseguem pensar nelas: as ceias e refeições fartas de comidas e guloseimas.
Foto: anon-tae
Com moderação
Não há nada de errado em aproveitar as receitas e comidas típicas dessa época. Para evitar complicações, porém, é preciso moderação. Afinal de contas, em exagero, alguns alimentos podem fazer mal à saúde. Veja lista de alimentos que você deve prestar atenção.
Foto: PeopleImages
Álcool
Durante as celebrações de fim de ano é comum o consumo de bebidas alcoólicas, como o champanhe, por exemplo. Contudo, em excesso, o álcool pode causar irritação no estômago, levando ao refluxo e à azia.
Foto: GMVozd
Especialista
"É importante observar a quantidade ingerida de álcool; essa é uma época em que a gente tem muitos alimentos gordurosos, muitos excessos, e para não prejudicar ainda mais o fígado, tome cuidado com a concentração de álcool das bebidas. E se for beber, acrescente, nos intervalos de cada copo de bebida alcoólica, um copo de água para ajudar o fígado", opina o nutricionista Felipe França.
Foto: master1305
Açúcar
Outro ingrediente que costumamos consumir em excesso durante o fim de ano! Atenção: doces e sobremesas ricas em açúcar, num curto prazo, causam desconforto abdominal e gases. A longo prazo, os prejuízos são maiores...
Foto: Foxys_forest_manufacture
Sódio
Comidas com muito sódio contribuem para a retenção de líquidos e inchaços. Ninguém merece terminar o ano com a sensação de inchaço, vamos combinar?
Foto: Wirestock
Pimentas
Olha os problemas no estômago e no esôfago aí! Alimentos com muitos condimentos causam incômodo e desconforto.
Foto: Lisovskaya
Gorduras
Alimentos ricos em gordura são difíceis de digerir e podem causar desconforto devido o excesso de secreção do suco gástrico. Tome cuidado!
Foto: SeventyFour
Hábitos saudáveis
A dica é substituir estes alimentos por fontes mais saudáveis. Evitar o consumo em excesso de todos eles e tentar trocar o álcool por sucos e chás. Para começar 2024 bem, que tal apostar em um cardápio mais equilibrado?
Foto: DNY59
Siga Terra Você!
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: monkeybusinessimages