Farofa nutritiva
Olha só esta farofa que não leva bacon nem farinha comum. Uma iguaria saudável, que tem tudo para fazer sucesso. Barata e nutritiva.
Foto: Reprodução
Ingredientes: 1 xícara (chá) e meia de farelo de aveia, 2 ovos, meia cebola picada, 3 folhas de couve picadas, 1 cenoura ralada, meia xícara de milho, 2 dentes de alho amassados. Se quiser, pode botar castanhas picadas.
Foto: Divulgação - Armazém Cerealista
O tempero é simples: sal, pimenta do reino, ervas (que preferir) e azeite. Tudo de acordo com o gosto pessoal.
Foto: Divulgação/Amazon
Casas que vendem produtos a granel têm melhores preços do que os condimentos já empacotados vendidos nos mercados. Geralmente, a quantidade mínima para a venda é de 50g.
Foto: Reprodução
O preparo é fácil. Primeiro, refogue o alho amassado e a cebola picada numa frigideira com azeite, até dourar. Acrescente a couve e a cenoura ralada. E refogue um pouco mais.
Foto: Mônica Sá - divulgação
Em seguida, junte o ovo e o milho. Mexa sem parar até que o ovo endureça e todos os ingredientes fiquem bem misturados.
Foto: Reprodução
Acrescente o farelo de aveia, misture, adicione os temperos e, se quiser, os pedacinhos de castanha.
Foto: Reprodução Recepédia
Se não quiser que a farofa fique muito seca, o ideal é regar com um pouco de azeite. Além de umedecer a farofa, ainda reforça o sabor. Misture e sirva.
Foto: Steve Buissine - pixabay
Carnes magras
Como complemento, dê preferência às carnes assadas magras, como peru e peixes. Não compare apenas os preços, mas também o tipo de produto. Às vezes, sai mais em conta pagar um pouco mais pela carne já limpa ou peixe já separado em filés.
Foto: Site Tuasaude.com
Bacalhau
O bacalhau é uma preocupação à parte. Como custa caro, não dá para errar. O Morhua é o mais nobre. Tem cor palha e pele macia, que sai com facilidade. Se puder, aposte nesse. O Ling e o Macrocephalus são opções para consumo em postas.
Foto: Pasqual Broch wikimedia commons
Se o objetivo é fazer bolinho, o melhor é usar o Zarbo, que não é bom para comer em postas, mas é ideal no preparo de caldos, pirão e bolinhos. O Macrocephalus é difícil de desfiar.
Foto: Slastic - wikimedia commons
O bacalhau precisa ser dessalgado durante um dia de molho numa bacia com água (exceto se a embalagem informar que ele já foi dessalgado). A pele tem que ficar virada para cima. E a água deve ser trocada a cada seis horas.
Foto: Adriao wikimedia commons
Oleaginosas
Se o dinheiro anda curto para comprar muitas castanhas e nozes, elas podem compor pratos de forma atraente. Essas oleaginosas - que têm gordura saudável - podem ser picadas em arroz e saladas. E partes inteiras ajudam na decoração do prato.
Foto: Reprodução - diabetes.org.br
Frutas da estação
Frutas da estação são sempre apreciadas e mais baratas do que as frutas secas, cujo preço dispara no Natal. Da mesma forma, legumes e verduras que estão na safra podem render pratos deliciosos sem estourar o orçamento.
Foto: Reprodução
Dentre as frutas bonitas na mesa natalina - que estão na safra - destacam-se melão, uva, pêssego, abacaxi, ameixa e figo. A romã, consumida no fim de ano para "dar sorte", está na safra, mas encarece por causa da superstição. Se não precisar da mandinga, evite.
Foto: Divulgação
Verduras da estação
As verduras da estação são: salsa, alho-poró, cebolinha, rúcula, aspargos e hortelã. A hortelã pode, ainda, ser usada no suco com abacaxi. Os legumes da estação são: cenoura, beterraba, pimentão, abobrinha e tomate. Como beterraba mancha, não é recomendada para visitas. Os outros são perfeitos para a ocasião.
Foto: FranHogan wikimedia commons
Pimentões
Uma dica para dar charme especial à refeição - na salada ou no arroz - é juntar pimentões de três cores. Todos estão na época: verde, vermelho e amarelo. É possível até encontrar pimentões na cor laranja. Também são ótimos para ornamentar os pratos.
Foto: Benutzer- Togo - wikimedia commons
Rabanadas assadas
As populares rabanadas - muitas pessoas não abrem mão delas no Natal - podem ser preparadas no forno, em vez de serem fritas. E uma dica: uma dose de vinho (ou suco de uva integral) cai bem na rabanada, como opção às tradicionais que levam apenas canela.
Foto: Francisco Antunes - wikimedia commons
Quem não pode consumir açúcar deve usar adoçante em pó. Passe a rabanada no leite e no ovo, doure os dois lados numa frigideira e leve ao forno. Depois, polvilhe com adoçante em pó e canela. Dica opcional: coloque leite em pó nessa mistura. Fica uma delícia!
Foto: Site Pandasnacozinha.com.br
Com esses quitutes saborosos, é só cuidar de uma bonita decoração na mesa. E boas festas!
Foto: Pexels - wikimedia commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Timolina Freepik