O que não pode faltar nas festas juninas

Você já parou para pensar quais são os itens que não podem faltar em uma boa festa junina? O Flipar mostra quais são e explica a importância deles para essa data:

Foto: Divulgação

São muitos os elementos que constituem a identidade visual de uma festa junina. Alguns deles chegam a ser automaticamente relacionados à data. Confira quais são os principais a seguir:

Foto: Freepik

Comida típica

É praticamente impossível pensar em festa junina sem lembrar das comidas típicas dessa festa.

Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Jorge Farias -Flick R

O milho acaba sendo uma das principais pela combinação de receitas possíveis e pela colheita que ocorre justamente entre os meses de junho e agosto.

Foto: Pixabay

Uma forma de usar o milho, além da espiga, é a pipoca, comida que agrada pessoas das mais variadas idades. É possível fazer a versão tradicional como também a com sabor doce, que combina bastante com outros pratos comuns na celebração.

Foto: Imagem de Leonardo Alvarado por Pixabay

Bebidas típicas

As bebidas também são um atrativo para o público. Conhaque, chocolate quente, licores, batidas e o tradicional quentão estão entre as principais. O suco de milho é uma opção que aparece com frequência.

Foto: Youtube/Chef Chris Aleixo

Vestimenta

Os homens costumam usar camisa de estampa xadrez com remendos, calça tradicional, lenço no pescoço e nos pés optam pelas botas de cano.

Foto: Pixabay

Já as mulheres usam vestidos com estampas florais com muitas cores. Babados, rendas e mangas bufantes também são parte da vestimenta tradicional das garotas.

Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR

Chapéu de palha

O item em comum entre eles é o famoso chapéu de palha, que foi introduzido no "look' nas festas juninas por ser muito usado pelos trabalhadores do campo como proteção ao sol.

Foto: Youtube/ Vanuza Dias

Música

Muito difícil imaginar uma festa que não tenha música. No caso da festa junina, isso é ainda mais complicado já que são as canções que elevam a energia positiva do ambiente.

Foto: Freepik

Normalmente as escolhas das músicas são focadas em sons nordestinos, com muita sanfona e triângulo. Também são selecionados ritmos mais animados e que estejam voltados para o universo caipira/sertanejo.

Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru

Xaxado, Xote, Baião e Samba-de-coco estão entre as mais tradicionais do evento.

Foto: Ministério da Defesa wikimedia commons

Dança

Se o local tem música, é natural que tenha dança. A mais conhecida pelo público é a quadrilha, que é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular na cultura brasileira.

Foto: Divulgação

Ela se popularizou no Brasil por influência da corte portuguesa, a partir do século XIX.

Foto: Divulgação Felipe Abud/Secretaria de Cultura do Ceará

Vale destacar que a dança é feita em pares, que agem conforme as frases ditas pelo animador da festa. Logo, eles devem submeter-se aos movimentos e coreografias já estabelecidos.

Foto: Youtube/Edson Pesconi

Decoração

Um ponto muito importante é a forma como os objetos de decoração vão estar no local. O mais comum são as bandeirolas, que são bandeirinhas cortadas em diversas cores e em um formato característico.

Foto: Pixabay

Poucos sabem, mas os balões simbolizam uma oferenda aos céus para a realização de algum desejo ou também como agradecimento a pedidos concluídos, normalmente relacionados a compromissos amorosos. Como é proibido soltar balões, eles podem fazer parte da decoração.

Foto: Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR

Fogueira

Outro item que tem muita simbologia em uma festa junina é a fogueira. São algumas as explicações para a presença dela, como proteção contra espíritos maus e também agradecimento e homenagem aos deuses.

Foto: Pixabay

Gincanas

São várias as brincadeiras que deixam as festas juninas mais dinâmicas e alegres para as crianças, A mais famosa é a pescaria, onde ganha quem pescar a maior quantidade de peixes ou quem somar mais pontos.

Foto: Youtube/FAÇA SUA FESTA

Pau de Sebo: Apesar de parecer simples, essa não é uma brincadeira fácil. Nela, a pessoa escala um mastro de ao menos cinco metros de altura, que tenha uma textura que dificulte a subida até o prêmio que está no topo.

Foto: Youtube/Carlos França Nossas Gerais

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Divulgação