'Perdeu': Desta vez, jovem adepto do "Terrorismo do sushi' se deu mal

Uma moda recente do TikTok que deu o que falar no Japão teve um desfecho nada favorável a um dos autores da “brincadeira”. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.

Foto: reprodução tiktok

A “trend”, como são chamados esses desafios, consiste em usuários do aplicativo filmando a si mesmos realizando tarefas anti-higiênicas em restaurantes.

Foto: reprodução tiktok

Entre as possibilidades das nojeiras estão lamber copos que outros clientes vão usar ou esfregar a mão em sushis que estejam à mostra.

Foto: montagem / reprodução tiktok

A série de desafios ganhou as redes esse ano e ficou conhecida como “Terrorismo do Sushi”.

Foto: reprodução tiktok

Alguns compartilhamentos alcançaram mais de 22 milhões de visualizações na plataforma.

Foto: reprodução tiktok

A situação é tão grave por lá que acabou resultando em um processo judicial, conforme informações divulgadas pelo site japonês "NHK".

Foto: reprodução tiktok

Uma rede de restaurantes decidiu processar um jovem, após um vídeo em que ele aparece lambendo um frasco de molho shoyu e tocando nos sushis com os dedos molhados de saliva viralizar.

Foto: reprodução tiktok

Por conta da repercussão negativa, as vendas do restaurante começaram a cair vertiginosamente.

Foto: reprodução tiktok

Além disso, a empresa enfrentou prejuízos adicionais devido à negociação de suas ações no mercado de valores mobiliários, resultando em uma queda no preço desses papéis, conforme relatado pelo site.

Foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Em fevereiro de 2023, a Food & Life, empresa controladora da rede Akindo Sushiro, onde ocorreu o incidente, registrou um boletim de ocorrência.

Foto: divulgação Food & Life

A empresa chegou a informar ao jornal "Mainichi" que tomaria medidas legais e aumentaria os padrões de higiene em seus restaurantes para evitar a repetição de casos semelhantes.

Foto: PublicDomainPictures por Pixabay

Na época, o restaurante até recebeu um pedido de desculpas do jovem envolvido, cujo nome e idade não foram revelados.

Foto: reprodução tiktok

A empresa dona do restaurante pediu uma indenização no valor de 67 milhões de ienes na Justiça (cerca de 2,3 milhões de reais, na cotação atual).

Foto: reprodução tiktok

Em março, três pessoas foram detidas na região de Aichi, no Japão, por conta da “brincadeira” de mau gosto.

Foto: reprodução tiktok

Na ocasião, a polícia acusou os três jovens – uma adolescente de 15 anos e dois jovens de 21 e 19 anos – de “obstrução de negócios” contra a rede “Kura Sushi”.

Foto: reprodução tiktok

A empresa que administra essa rede possui mais de 500 lojas por todo o Japão.

Foto: wikimedia commons Tokumeigakarinoaoshima

Uma das publicações mostra um homem lambendo uma garrafa de molho de soja e a borda de um copo e depois colocando-o de volta na esteira giratória.

Foto: reprodução tiktok

A ação dos jovens não só atrapalhou o funcionamento do estabelecimento, como obrigou os funcionários do restaurante a realizarem uma limpeza de emergência no local.

Foto: wikimedia commons NipponBill

A “obstrução de negócios" pode resultar em penas de até três anos de prisão no Japão.

Foto: Colton Jones Unsplash

Pelas redes sociais, é comum achar indignados com a situação. “Uma peculiaridade marcante da cultura japonesa acaba invalidada da noite para o dia por uns poucos tiktokers de mau gosto”, tuitou uma usuária enfurecida.

Foto: reprodução tiktok

A crise é tamanha que alguns restaurantes do país estão tendo que mudar alguns costumes, como acabar com as tradicionais esteiras rolantes de sushi, por exemplo.

Foto: Minghong por Pixabay

É importante lembrar que o Japão é um país conhecido mundialmente por seus rígidos padrões de limpeza e higiene.

Foto: KokiHanada por Pixabay

Em eventos esportivos recentes, como na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, eram comuns as cenas de japoneses limpando as arquibancadas depois do fim dos eventos.

Foto: Divulgação FIFA

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução tiktok