5 atitudes consideradas maus-tratos contra os animais
Foto: Victor Katikov | Shutterstock
Garantir o bem-estar dos pets é essencial para uma vida saudável e protegida. No entanto, algumas atitudes aparentemente inofensivas podem prejudicar a qualidade de vida dos animais. No Brasil, maus-tratos aos animais é crime, conforme a Lei 9.605/98 art.32. Sabendo disso, a veterinária Monique Rodrigues, CEO da Clinicão, destaca 5 comportamentos que podem configurar esse crime. Confira!
Foto: Victor Katikov | Shutterstock
1. Deixar o animal sozinho por muito tempo Alguns tutores costumam viajar por vários dias, deixando bebedouros eletrônicos e ração no potinho para o animal se alimentar sozinho. Contudo, gatos e cachorros se apegam aos humanos, sentem saudade e sofrem com a ausência, podendo ficar sem se alimentar durante esse período. A solidão pode causar estresse e até acidentes domésticos. Por isso, durante viagens, é recomendado contratar alguém para cuidar do animal.
Foto: aceshot1 | Shutterstock
2. Passear na rua em dias muito quentes As patas dos cães são extremamente sensíveis e, durante os dias mais quentes do ano, muitos tutores costumam levar seus pets para passeios ao ar livre. No entanto, sem os cuidados adequados, o calor intenso das calçadas e do asfalto pode causar sérias lesões nas patinhas dos animais.
Foto: Nata Bene | Shutterstock
3. Tratar os animais como brinquedos Animais são seres que sentem dor, frio, fome e criam laços com quem convivem. Algumas brincadeiras perigosas — como jogá-los de locais altos, permitir que crianças batam ou sacudam o pet, ou até pintá-los com tinta spray inadequada — podem causar dor e prejudicar sua saúde física e emocional. Essas atitudes podem tornar o animal mais arisco e agressivo.
Foto: SeventyFour | Shutterstock
4. Deixar o animal dormir ao ar livre Deixar o animal dormir fora de casa, acorrentado ou exposto a temperaturas extremas pode impactar a saúde física e mental dele. Para animais que ficam do lado externo, o ideal é optar por uma casinha ou um ambiente controlado, que mantenha uma temperatura amena e os proteja do sol e da chuva.
Foto: Kichigin | Shutterstock
5. Abandono O abandono de animais é considerado crime no Brasil. Todavia, segundo o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), cerca de 30,2 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no país. O dado é alarmante para a sociedade brasileira, pois animais em situação de rua trazem diversos riscos para o cotidiano, como a proliferação de zoonoses e acidentes de trânsito.
Foto: Bachkova Natalia | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Victor Katikov | Shutterstock