Cachorro alcoólatra recebe tratamento na Inglaterra
O cão britânico foi encontrado com sinais de embriaguez
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Ele se chama Coco
O cachorro foi resgatado, no início de março, por um abrigo na cidade de Plymouth, na Inglaterra. No abrigo, foi batizado de Woodside Animal Welfare Trust.
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Como assim?
A história foi compartilhada pelo perfil do abrigo no Facebook, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de não oferecer álcool para animais de estimação.
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Grave
Coco ficou internado e sedado por quatro semanas, para que perdesse a abstinência. Além disso, o cachorro precisou ficar afastado pois estava agressivo e podia morder alguém na rua.
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Labrador marrom
Ele foi achado e levado para ao abrigo ao lado de um "amigo", que não resistiu. Os dois ficaram "órfãos" após a morte do tutor deles, que permitia que os animais tomassem álcool.
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Embriagado
Coco é o primeiro cachorro a tratar a doença no Reino Unido, embora já tenham havido outros casos de alcoolismo no animal. Os veículos cravam ainda que os animais bebiam o álcool antes de dormir.
Foto: Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Se recuperando
Após o processo de sedação, Coco está perto de ser colocado para adoção. Ele, porém, ainda precisa controlar a ansiedade, que é a última etapa nesse processo de recuperação
Foto: Imagem de Alexa por Pixabay
Cuidados
"Coco está conosco há mais de um mês, tendo necessitado de cuidados intensivos desde que chegou. Sua história é trágica e evidencia o quão vital é nossa unidade de cuidados especiais", destacou a instituição.
Foto: Site Woodside Animal Welfare Trust
Perigo
"Felizmente, um veterinário estava no local no momento e conseguiu administrar o atendimento de emergência, mas infelizmente o amigo de Coco faleceu, apesar de nossos melhores esforços".
Foto: Site Woodside Animal Welfare Trust e Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Abstinência
"Coco continuou gravemente doente e precisou de cuidados 24 horas por dia. Ficou claro que ele sofria de sintomas que apontavam para a abstinência alcoólica"
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust
Ansioso
“Embora fisicamente pareça ter se recuperado, mentalmente ele ainda fica muito ansioso”, concluiu a instituição.
Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay
Maus-tratos
Não pode se dar álcool para cachorro em hipótese nenhuma. Além disso, no Brasil, o ato deve ser enquadrado na lei de maus-tratos aos animais, que prevê prisão, além de multa e perda da tutela.
Foto: Rodrigo Viana - Senado federal - Flickr
Muitos riscos
Vale lembrar que o álcool, mesmo produzido para humanos, faz mal se consumido em excesso. Os riscos para animais, é claro, aumentam.
Foto: Duc Quang Tran por Pixabay
Saiba mais
Os cachorros, além de animais e vertebrados, também são mamíferos, como a gente. Por isso, nós "compartilhamos" alguns problemas de saúde, como o alcoolismo.
Foto: Divulgação Guinness
Doenças
Assim como a gente, eles podem ter micoses, leptospirose, câncer, diabetes, glaucoma, infecções, leishmaniose, faringite, entre outros.
Foto: Divulgação SMS
Raiva
Os cachorros também podem transmitir muitas doenças, como a Raiva. A doença é transmitida por uma mordida ou lambida de cachorro infectado em uma ferida aberta nos seres humanos. Por outro lado, ele é uma doença muito rara, também por já estar praticamente controlada nos animais.
Foto: Imagem Freepik
Cuidados
A Raiva pode ser prevenida através de vacina, com reforço imediato após contato com o vírus, além de internação. Na dúvida, procure um médico. Fato é que apenas cerca de dez pessoas sobreviveram à doença depois que elas começaram a sentir sintomas.
Foto: Imagem Freepik
Sintomas
Os sintomas mais característicos da doença são espasmos musculares, irritabilidade, confusão e/ou paralisia mental. Mas também provoca um mal-estar geral, como dor de cabeça e febre.
Foto: Criança doente foto criado por peoplecreations - br.freepik.com
Atenção
Os cachorros, assim como outros animais domésticos, podem transmitir outras doenças, como micoses. Os gatos, por sua vez, podem transmitir toxoplasmose. Por isso, é importante estar sempre cuidando do seu bichinho e se cuidando também.
Foto: Imagem de ktphotography por Pixabay
Veja também
Com quase 29 anos, gata brasileira pode ser a mais velha do mundo
Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Facebook Woodside Animal Welfare Trust