Melhor amigo do homem?
Os cães são unanimidade na categoria de pets amados por sua lealdade e companheirismo, mas em algumas partes do mundo, certas raças são restritas ou até mesmo proibidas devido a preocupações com segurança, legislação local ou histórico de comportamento.
Foto: iStock
Rottweiler
Na Alemanha, algumas cidades têm regulamentações que restringem a posse da raça. O Rottweiler também é banido na Espanha, França, Itália, Romênia, Portugal e Equador.
Foto: iStock
Bulldog Inglês
A Noruega proibiu a criação da raça devido ao sofrimento que os animais vivenciam pelas peculiaridades que os tornam atraentes, como o crânio pequeno ou o focinho muito achatado.
Foto: iStock
Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro sofre restrições em 14 países, como Noruega, Austrália e Nova Zelândia.
Foto: iStock
Dogo Argentino
Raça desenvolvida na Argentina para caça e guarda, enfrenta proibições na Austrália, Ilhas Cayman, Dinamarca, República do Fiji, Islândia, Cingapura e Ucrânia. No Reino Unido, é ilegal possuir um cão da raça sem uma autorização legal.
Foto: iStock
Pit Bull Terrier
A raça possui restrições em países como Reino Unido, Espanha, Rússia, Argentina, Itália e Nova Zelândia. Entre os países que regulam a adoção desses cães estão os Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Japão e Brasil.
Foto: iStock
Tosa Inu
Originário do Japão, a espécie foi criada para ser um cachorro de briga e isso levou à sua proibição ou restrição em 18 países, como Austrália, Dinamarca e Reino Unido.
Foto: iStock
Staffordshire Bull Terrier
A raça possui restrições em cerca de 12 países, como Colômbia, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Suécia, Rússia, Catar e Noruega.
Foto: iStock
Doberman
O Doberman é alvo de restrições em alguns países do Leste Europeu, além da Irlanda e em algumas partes dos EUA. Na Dinamarca, sua posse é proibida.
Foto: iStock
American Staffordshire Terrier
Na Austrália, a posse de American Staffordshire Terriers é proibida ou restrita em algumas áreas, dependendo da legislação estadual. Eles também possuem restrições em Porto Rico, Colômbia, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Suécia, Rússia, Catar e Noruega.
Foto: iStock
No Brasil, projetos de lei em andamento discutem o fim de cães das raças shih-tzu, pug (foto) e buldogue. Mas não por causa do comportamento deles, e sim porque os bichos sofrem com problemas respiratórios por terem focinhos curtos.
Foto: skynesher/iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock