Método
O estudo analisou 41 alimentos. Considerando 17 nutrientes importantes para o corpo humano, os pesquisadores calcularam quanto desses elementos estavam presentes no alimento e consideraram a quantidade de calorias neles.
Foto: Aamulya
1. Agrião
O agrião é o campeão. Considerado o alimento mais nutritivo do mundo, o agrião é bom para desintoxicar o sangue e faz bem para o coração e para a visão. O vegetal contém minerais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, componentes antioxidantes, além de diferentes vitaminas, como C e A.
Foto: dangolimage
2. Alface chinesa
A alface chinesa, ou acelga chinesa, é a segunda colocada na lista. Além das vitaminas C e B, o alimento também serve como fonte de aminoácidos, proteína vegetal e nutrientes e importantes. Ajuda na visão e no sistema digestivo.
Foto: Torsakarin
3. Acelga
Acelga ocupa o terceiro lugar na lista dos melhores alimentos do mundo. Nas folhas você vai encontrar ferro, cálcio e magnésio. Além disso, a acelga também possui vitaminas B e C, e um pigmento que ajuda na produção da vitamina A. A acelga serve para regular o açúcar no sangue e também para evitar doenças cardiovasculares.
Foto: anilakkus
4. Folha de beterraba
Isso mesmo. Em quarto lugar, a folha da beterraba. Mas para que fique bem claro: é a folha, não a raiz, que é mais comum de encontrar por aí e também é nutritiva. A folha de beterraba é fonte de diferentes vitaminas e minerais, além de betacaroteno e cálcio. Ajuda a combater o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.
Foto: AGfoto
5. Espinafre
O espinafre é o quinto alimento mais saudável. Ele possui fibras proteínas, clorofila, e nutrientes como ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Popeye já sabia da receita para ficar forte, não é? O consumo do espinafre serve, entre outras coisas, para prevenir prisão de ventre e para ajudar a controlar o nível da pressão.
Foto: :Wellmony
6. Chicória
A chicória ocupa o sexto lugar na lista de alimentos mais saudáveis. A folha se assemelha muito à escarola, mas a chicória é mais crespa e amarga. Os nutrientes das duas são bem parecidos. A chicória é um prato cheio de vitaminas como A e C, além de uma boa fonte de ácido fólico magnésio, fósforo e potássio. Cheia de fibras e com poucas calorias, a chicória pode ajudar no processo de emagrecimento.
Foto: scisettialfio
7. Alface
Claro que não podia faltar. A folha mais popular entre os brasileiros, a alface, é o sétimo alimento mais saudável do mundo. A hortaliça é pouco calórica e tem nela minerais como o cálcio, vitaminas C e componentes da vitamina B, além de zinco, cobre, enxofre, silício, ácido fólico e clorofila. A alface também ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.
Foto: Rmcarvalho
8. Salsinha
Também é fácil encontrar essa nos pratos dos brasileiros. A salsinha ocupa o oitavo lugar na lista dos alimentos mais saudáveis. E o que não falta é vitamina nessa plantinha: A, B, C, E, K. A salsinha também é cheia de minerais, como ferro, cobre e magnésio. A salsinha é boa para fortalecer o sistema imunológico e para controlar a diabetes.
Foto: Steve Lalich
9. Alface romana
No penúltimo lugar do ranking está a alface romana. Apesar do nome, ela lembra mais a acelga, em termos de textura, mas é tem folhas um pouco menos rígidas. A alface romana é rica em vitamina K e magnésio. A planta é boa para a saúde óssea e ajuda a evitar doenças do coração.
Foto: Narong KHUEANKAEW
10. Couve
Comum na feijoada, a couve ocupa a 10ª posição na lista dos alimentos mais saudáveis do mundo. A planta é nativa da Europa e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. A couve é rica em vitaminas A, B6, K e C. A couve pode ter vários usos, desde para combater problemas no fígado e no estômago, até no alívio dos sintomas de doenças como a asma e bronquite.
Foto: WS Studio
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: vaaseenaa