Problemas de saúde
O consumo de açúcar em excesso contribui para condições como obesidade, diabetes e outras doenças cardíacas. Por isso, é importante ter noção de qual opção traz menos prejuízo para o corpo.
Foto: ChristianChan
Pesquisa
Segundo publicação do Ministério da Saúde e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), os açúcares mais saudáveis são aqueles que têm menor processamento, como o demerara, por exemplo. Já os refinados, devido os processos químicos que passaram, são os mais prejudiciais à saúde. Veja lista que explica melhor cada tipo de açúcar a seguir:
Foto: gojak
Rapadura
O rei dos reis! Este é o açúcar que não passa por nenhum refinamento. Além disso, rapadura é rica em vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Se possível, inclua na sua dieta.
Foto: TinaFields
Melado de cana
O melado é extraído durante o processo de fervura do caldo de cana, antes da cana transformar-se em rapadura. Também é super rico em nutrientes e, consumido com moderação, faz um bem danado à saúde.
Foto: mirzamlk
Mel
Ao passo em que os açúcares da cana são compostos de sacarosa, o mel possui uma composição "mais complexa”, que demanda maior energia do corpo para o seu processamento. Porém, é rico em minerais e vitaminas.
Foto: xalanx
Açúcar de coco
Com baixo índice glicêmico, o açúcar de coco passa por pouco processamento, o que garante a conservação de quantidades significativas de minerais como o magnésio e o potássio, além de vitaminas.
Foto: Creative-Family
Mascavo
Este açúcar é feito a partir do melado e não passa por nenhum tipo de refinamento.
Foto: Sohadiszno
Demerara
Ainda que este tipo de açúcar adoce menos que o branco, ele passa apenas por um leve refinamento antes de chegar às prateleiras do mercado, conservando os nutrientes da cana-de-açúcar.
Foto: Magone
Orgânico
Livre de agrotóxicos e componentes químicos, esta opção não se trata exatamente de um tipo de açúcar, mas sim da maneira como os mesmos são produzidos. Faz bem, mais ainda, para o meio ambiente.
Foto: Quanthem
Light
Este produto se trata de uma combinação do açúcar comum com adoçantes artificiais. Ainda que forneça pouco ganho calórico, não fornece quase nenhum tipo de nutriente.
Foto: Bartolome Ozonas
Refinado
No fim da lista, está o refinado. Com alto grau de processamento, este tipo de açúcar não oferece nenhum benefício nutritivo e, em excesso, prejudica a saúde.
Foto: AmbientIdeas
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: FotografiaBasica