Causa arrepios
"Ghosting" é a palavra que faz qualquer solteiro ficar de cabelo em pé. A palavra refere-se a um tipo de comportamento comum no mundo da paquera, quando algum dos lados corta a comunicação sem aviso ou explicação.
Foto: Devn
Além dos dates
Mas parece que esse fenômeno de “desaparecimento online” não restringe-se apenas ao universo romântico. Um estudo de 2018 mostrou que 39% dos participantes disseram que já sofreram ghosting de um amigo.
Foto: Motoki Tonn
Dói muito
Outra pesquisa publicada no começo desse ano comprovou algo que já suspeitávamos: levar ghosting de um amigo fere tanto quanto levar ghosting do crush. A psicóloga Gabi Menezes dá dicas de como superar o sofrimento.
Foto: Gahan N Rao
Culpa?
Gabi reforça que é normal se sentir culpado depois de sofrer um ghosting e, por isso, não vale a pena se culpar pelo comportamento do outro, muito menos duvidar das suas próprias atitudes.
Foto: Niklas Kickl
Nível de intensidade
A psicóloga ressalta que é importante prestar atenção na profundidade da relação, se era um amigo novo ou alguém que você conhecia há tempos, entre outros fatores.
Foto: Eli Defaria
Dá pra perceber antes?
Não é em todos os casos que você perceberá que o ghosting está a caminho... mas alguns sinais como baixa socialização, pouco interesse em nutrir laços ou comportamentos tóxicos com terceiros podem ser bons indicativos.
Foto: Thirteen J Rcgeht
Salvação
Para Gabi, depois do ghosting, é difícil que a relação se refaça. “É muito difícil de sustentar um relacionamento assim. Quando um não quer, dois não são amigos", brinca.
Foto: Toa Heftiba
Como superar a situação
“Aproxime-se de outros amigos e busque apoio de quem decidiu ficar do seu lado. É importante seguir a vida por mais doloroso que isso pareça”, finaliza.
Foto: Walter Randlehoff
Siga Terra Você Saúde
Saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Baptista Ime James