O que falar na terapia?
Vira e mexe chega aquele momento rodeado de tensão em que o horário da terapia está batendo à porta e a gente não definiu a pauta do dia. Há quem faça listas, há quem deixe rolar. Mas o que falar na terapia quando estamos sem assunto?
Foto: Artsyslik
Anote as dicas
Liliana Seger, doutora em psicologia pela USP, sugere alguns assuntos que você pode deixar virem quando não tem roteiro a ser seguido.
Foto: lorenzoantonucci
Relembre histórias
“As melhores sessões de terapia são as que você não chega com algo pronto”, diz Liliana. “Nesses momentos, tente recuperar aspectos antigos da sua história, lembranças de infância das quais você não se esqueceu, mas que também não acha tão importantes. Elas podem estar recheadas de informações."
Foto: fotostorm
Tente pensar em hábitos
“Quando não há questões recentes, é legal olhar para hábitos que você não teve tempo de analisar devido às coisas práticas que aparecem mais. É um momento legal para trabalhar a ansiedade – ainda mais se é descontada em ações cotidianas, como comida, por exemplo.”
Foto: shironosov
Fale coisas boas
“Não ache que não devemos falar coisas boas na terapia, é um erro. É importante contar coisas boas para analisar como você lidou com elas, se a forma de assimilar momentos bons foi diferente de épocas anteriores. Entender na prática como a terapia tem interferido tanto na parte boa como nos momentos de dificuldade.”
Foto: Yaraslau Mikheyeu
Deixe seu terapeuta decidir
“Às vezes, o terapeuta guardou informações, falas e momentos que ele gostaria que você revisitasse. Permita que ele te guie nesse momento.”
Foto: mediaphotos
É o fim?
“Não acho que exista alta na terapia, mas às vezes o paciente está bem e quer encerrar o tratamento. Quando não há o que falar, se achar que já não precisa mais da análise, converse com seu terapeuta e pergunte o que ele acha. Claro, se houver a necessidade de retomar, as portas devem ficar abertas.”
Foto: spb2015
Reorganize planos
“A terapia pode ser também um momento de você organizar planos futuros, coisas práticas que quer fazer nos próximos dias. Converse sobre isso, pense em soluções, use o tempo para organizar dentro da sua cabeça suas próximas ações.”
Foto: Wavebreakmedia
Saúde mental em dia
“Importante ressaltar que assim como os momentos ruins passam, os bons também podem passar. Aproveite esse tempo para falar sobre como você pretende manter sua saúde mental em dia, mesmo se adversidades vierem. Os frutos da terapia são colhidos a longo prazo.”
Foto: SDI Productions
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: fizkes