É cilada!
Estamos acostumados a falar sobre relacionamentos amorosos tóxicos, mas o que pouco comentamos é sobre outros tipos de relações que também podem nos fazer mal. No caso deste texto, vamos explorar as amizades tóxicas.
Foto: Alec Douglas
Amigo da onça
São vários os sinais de alertas pra esse tipo de “amizade". Geralmente, são pessoas que só aparecem quando lhe convém, que demandam mais atenção do que oferecem, que nunca te apoiam, que sempre te colocam pra baixo e por aí vai...
Foto: stefanamer
Como identificar
De acordo com a psicóloga Suellen Faria, especialista em saúde mental, uma pessoa tóxica apresenta características narcisistas e egocêntricas, se sente dona da razão, se coloca sempre como prioridade, tenta manipular as situações, além de afetar os outros na parte emocional.
Foto: Alexander Krivistkiy
Sútil
Na opinião da psiquiatra Jaqueline Bifano, é difícil de identificar uma amizade tóxica porque os sinais costumam ser “sútis”. "Essa toxicidade vem através de ironias, de sarcasmos, de mensagens tóxicas subliminares que tentam diminuir o outro. É como se a pessoa fosse amiga e inimiga ao mesmo tempo".
Foto: Anthony Tran
Esgotamento
Esse tipo de amizade tóxica pode fazer você se sentir solitário, inseguro, estressado e psicologicamente esgotado. Segundo Suellen: "Esses sentimentos não são passageiros; enquanto o laço estiver estabelecido, a vítima se sentirá assim e ainda poderá ter a sua autoestima e autoconfiança afetadas".
Foto: Fe Barboza
Fofoca
O seu “amigo” vive falando mal dos outros e comentando a vida alheia de maneira pejorativa? Isso pode te causar desconforto porque quem nada garante que ele não faça o mesmo com você.
Foto: AntonioGuillem
Erros
Ele vive apontando seus erros e não valoriza suas conquistas? Muito menos te apoia nos seus sonhos? Fuja!
Foto: Yana Hurska
Egoísmo
Quando esse amigo é sempre prioridade e não tem empatia com você, muito menos faz perguntas ou se interessa sobre a sua vida.
Foto: Anthony Tran
Mentiras
Esse nome não combina com uma relação saudável! Como criar este vínculo com alguém que você não pode confiar? "Não faz parte de uma amizade saudável “pisar em ovos”, e não saber se pode confiar na pessoa, se ela está falando a verdade ou não", ressalta Suellen.
Foto: Nathan Dumlao
Como sair?
Ao identificar tal amizade, você tem a opção de se afastar ou de conversar com a pessoa, até mesmo para ajudar este amigo a enxergar o quanto pode estar prejudicando a relação de vocês e de outros.
Foto: Stormseeker
Sem culpa
Para a psicóloga, “mesmo com a identificação de amizades tóxicas, cicatrizes ficam, então não se culpe por sentir que precisa se afastar. Entenda que este passo de seguir em frente, em relação à amizade, é um ato de amor próprio".
Foto: Priscilla Du Preez
Siga Terra Você
Saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Darius Bashar