Burnout: veja 5 dicas para evitar o esgotamento mental

Especialistas dão conselhos para driblar síndrome que afeta 1 em cada 4 pessoas no Brasil

Foto: Jakayla Toney

O que é

O Burnout é uma síndrome de caráter depressivo, definida inicialmente por Herbert J. Frudenberger como "um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Foto: Delmaine Donson

Sintomas

A psiquiatra Jaqueline Bifano explica que os sintomas de Burnout incluem: cansaço mental, físico, perda de apetite, nervosismo, irritabilidade, lapsos de memória, tristeza, baixo autoestima, dores no corpo e insegurança.

Foto: Hiraman

Síndrome ocupacional

Burnout entrou na lista de doenças ocupacionais em janeiro de 2021 por definição da OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo pesquisa da USP feita neste mesmo ano, 18% dos brasileiros são vítimas da Síndrome de Burnout, sendo que a maioria da população afetada tem menos de 30 anos.

Foto: Sanja Radin

Resiliência

Durante o Congresso on Brain, Behavior and Emotions 2023, realizado em Florianópolis, o psiquiatra Daniel Barros declarou que: “Ser resiliente não é aguentar a todos os tipos de pressão".

Foto: PeopleImages

Como lidar?

De acordo com ele, "ser resiliente é passar por uma situação de estresse e conseguir voltar ao normal depois. Para isso, precisamos de uma pausa na rotina para que o cérebro possa descansar". Separamos 5 dicas para você lidar com o transtorno.

Foto: PeopleImages

Autonomia

Procure mais independência no ambiente profissional, busque flexibilidade e gerencie o seu próprio tempo.

Foto: miniseries

Faça pausas

Durante o expediente, procure fazer pausas de pelo menos 5 minutos para "desopilar" a pressão. Sabe o famoso cafezinho? Aproveite.

Foto: Anderson Coelho

Movimente-se

Já é até batido dizer que os exercícios auxiliam no processo de redução de estresse, porém isto é fato. A endorfina ajuda a controlar o nível de cortisol no corpo, trazendo inúmeros benefícios à saúde.

Foto: Sport Life

Durma bem

"Talvez essa seja a dica mais importante”, diz a psiquiatra Jaqueline Bifano ao falar sobre a importância do sono no combate ao estresse... leve o conselho à sério.

Foto: TatyanaGl

Medite

A técnica oferece ferramentas para gerenciamento do estresse e autocontrole emocional. Uma boa pedida para o combate do esgotamento!

Foto: Amanda Caroline da Silva

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: millann