O que é cocooning, quando a casa vira uma fuga (e um problema)?

Saiba identificar se você está se isolando do mundo

Foto: Daniel de la Hoz

Definição

"Cocooning" é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como encasulamento. É um termo usado para explicar o fenômeno das pessoas, cada vez mais, recolherem-se em casa, reduzindo as atividades "na rua".

Foto: gollykim

Pandemia

Especialistas reconhecem que este fenômeno ganhou força depois da pandemia de Covid- 19, quando pessoas foram obrigadas a se isolarem em casa.

Foto: perfectlab

Origem

O termo, porém, surgiu muito antes da pandemia. Ele foi criado na década de 80 pelo futurista Faith Popcorn, nos Estados Unidos, para definir o sentimento coletivo dos americanos que transformaram suas casas em fortaleza com receio dos efeitos da Guerra Fria.

Foto: AnnaStills

Pós-pandemia

Resistindo aos anos, aos conflitos sociais e ao pós-pandemia, o fenômeno do "cocooning" parece mais atual do que nunca.

Foto: Poike

Impacto social

O problema é que essa vontade de ficar em casa afeta também outras áreas, principalmente a social. Não por menos a OMS alertou para a "pandemia do isolamento" como um problema de saúde pública.

Foto: AegeanBlue

Equilíbrio é tudo

"É bom ficar em casa, mas devemos tomar cuidado com o excesso. Fazer atividades físicas, ter uma vida social, ter uma atividade para ocupar a cabeça são parte de um estilo de vida saudável. O segredo é equilibrar os pilares", defende a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Foto: Dimensions

Alerta

Segundo a psicóloga clínica Tatiana Assis, um dos alertas de que o "cocooning" está se tornando perigoso é quando o indivíduo não tem vontade de fazer nada nem mesmo dentro da própria casa.

Foto: Mario Arango

Limite

Tatiana pontua que, voltar para o lar e curtir o espaço é "realizador e gostoso", mas é preciso ter atenção quando as pessoas não sentem vontade de deixar a casa por 15 dias ou mais.

Foto: Sheila Alonso

Depressão

"A depressão aparece com sintomas de cada vez menos interesse em fazer as coisas. A gente quer entrar no nosso casulo, no nosso vazio, na nossa caixa do nada. Às vezes a pessoa encontra um refúgio, ou no quarto, ou na sala, ou no escritório. Ela encontra um ambiente pra ela se sentir confortável e ela se sentir bem dentro daquele lugar", explica Tatiana.

Foto: Dima Berlin

Como agir

Em casos de suspeita de depressão, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Se esse não for o seu status, curta o seu lar sem culpas. Não há nada mais gostoso do que chegar em casa depois de horas (ou dias) longe dela.

Foto: millann

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: FreshSplash