Caso Preta Gil
Em tratamento contra o câncer ao mesmo tempo em que lida com a separação, Preta Gil não vive seus dias mais felizes. Na última semana, a artista até se afastou das redes sociais para se resguardar.
Foto: Reprodução/ Instagram @pretagil
"Triste e tudo bem"
"Não postei nada por aqui esses dias porque estou triste, sim, e tá tudo bem", revelou no Instagram. "Essa tentativa de me manter forte e positiva o tempo todo pode ser tóxica".
Foto: Estadão Conteúdo
Ninguém é alegre 24h
Procurada pelo Terra, a psicóloga Larissa Fonseca defende a importância de se resguardar em momentos como esse, como fez a artista, e não forçar a barra para demonstrar uma falsa positividade.
Foto: Arquivo pessoal
Divertida Mente
E isso não só no caso de Preta Gil! Como o filme "Divertida Mente" (2015) lembra, se sentir triste faz parte da experiência humana e pode ajudar a colocar momentos e coisas boas em perspectiva.
Foto: Giphy @disneypixar
Quando não está tudo bem
Por outro lado, é preciso estar atento para buscar ajuda quando a tristeza passa do limite aceitável e se revela um sinal de algo muito maior, como depressão.
Foto: Reprodução/ Giphy
Sem esperança
"É um sinal de alerta pra um problema mais grave quando a pessoa sente que a vida não tem esperança, quando a pessoa muda a rotina dela, não quer encontrar com pessoas", exemplifica Larissa.
Foto: Stormseeker/ Unsplash
Alimentação desleixada
Outro sinal apontado pela psicóloga é a alimentação. "Se a pessoa para de se alimentar ou se alimenta com comidas que não são saudáveis pra tentar resgatar um pouco da alegria", pontua.
Foto: iStock
Falta de ânimo
"A depressão também começa a desenvolver uma prostração, uma falta de iniciativa e um 'tanto faz'", alerta.
Foto: Reprodução/ Giphy
Peça ajuda
Em casos como esse, a recomendação da psicóloga é procurar ajuda médica e terapêutica. "Quando a gente pensa nas nossas dores sozinhos, muitas vezes a gente não tem ferramentas e técnicas pra superá-las".
Foto: PriscillaDuPreez/ Unsplash
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Reprodução/ Giphy