Estresse e ansiedade?
Talvez você precise de férias! O período de descanso não é importante apenas para o corpo recarregar a energia, é fundamental para cuidar da saúde mental.
Foto: chika_milan / Adobe Stock
A mente precisa “relaxar”
Quando corpo e mente estão sobrecarregados, a produtividade cai e a ansiedade tende a aumentar em virtude da menor capacidade para lidar com as tarefas. A pausa para o descanso é uma oportunidade rara e única por ciclo que precisa ser utilizada de modo consciente.
Foto: joyfotoliakid / Adobe Stock
Burnout
A síndrome tem preocupado cada vez mais as autoridades de saúde global, tanto que em 2022 a OMS classificou o Burnout como uma doença ocupacional.
Foto: Studio Romantic / Adobe Stock
O que é Burnout
Conhecido também como Síndrome do Esgotamento Profissional, o Burnout é um distúrbio emocional atrelado à exaustão extrema e que, segundo a USP, atinge 1 a cada 4 brasileiros. E se de um lado o bem-estar segue sofrendo grande impacto, uma outra classificação ajuda a entender melhor os motivos: entenda o que é FOSO.
Foto: Matthew Cerff/peopleimages.com / Adobe Stock
FOSO
Fear of Switching Off, o “medo de se desligar” tem atingido profissionais a nível global e se refere aos indivíduos que não conseguem se desconectar do trabalho mesmo durante as próprias férias. Em pesquisa realizada pela Dynata para a Priority Pass com 8 mill participantes, em 11 países, trabalhadores indicaram que ficar longe do celular os deixa mais estressados, também uma realidade para 61% dos brasileiros entrevistados.
Foto: DragonImages / Adobe Stock
FOMO vs FOSO
Ainda que pouco discutido, de certa forma FOSO parece lembrar um outro tema mais recorrentemente tradado, FOMO (Fear of Missing Out), definido como o medo de não conseguir acompanhar as novidades compartilhadas principalmente em redes sociais. Veja 3 dicas para aproveitar as férias plenamente:
Foto: cunaplus / Adobe Stock
Viva o offline
O universo digital e conectado atrai e cria uma sensação de necessidade incessante de atualização. Tente se afastar dos aparelhos eletrônicos, incluindo wearables (vestíveis), como smartwatches, ou minimize notificações. Se isso não for suficiente, deixe-os no modo silencioso ou mesmo desligados para evitar que a atenção seja atraída a eles constantemente.
Foto: Thomas Reimer / Adobe Stock
Tempo para si
Há muitas oportunidades no ano para lidar com o trabalho e as atividades diárias, porém apenas janelas esporádicas para aproveitar as férias: use o momento para, finalmente, ter um tempo para si. Faça aquilo que gosta, esteja com quem deseja e mantenha o relaxamento como uma meta.
Foto: SUPER FOX / Adobe Stock
Planejamento
Antes de sair do trabalho, planeje-se: adiante tarefas muito importantes e saiba delegar quando preciso. E se as obrigações de trabalho estão organizadas, não esqueça de rever sua programação de descanso, assim você evita contratempos e diminui as chances de se estressar em um momento que deveria ser de relaxamento.
Foto: kwanchaichaiudom / Adobe Stock