O que é "Dezembrite"?

Também conhecida como Síndrome do Final de Ano, é considerada um transtorno psicológico, mas a condição não possui uma classificação médica oficial; conheça sintomas.

Foto: Daniels C/peopleimages.com / Adobe Stock

Por que acontece no final do ano?

Enquanto o ano novo serve como combustível para elaborar novos planos e metas, os finais de ciclo, como encerramento do ano, podem gerar uma grande onda de reflexão na qual cada indivíduo coloca na balança conquistas, aprendizados e, claro, as frustrações (mais acentuadas entre aqueles com "dezembrite)". Esses são alguns dos sintomas entre os acometidos pela chamada Síndrome do Fim de Ano:

Foto: Daniels C/peopleimages.com / Adobe Stock

Sintomas da dezembrite

Indivíduos acometidos pela dezembrite podem apresentar estresse, ansiedade, depressão, dor de cabeça, dor de estômago, insônia, entre outros. Em uma sociedade cada vez mais acelerada, é preciso não apenas prestar atenção na saúde do corpo, mas da mente, e uma rotina focada no bem-estar é indispensável. Veja 7 dicas para se cuidar melhor neste final de 2023.

Foto: auremar / Adobe Stock

Seja gentil consigo

Os insucessos são parte da jornada de todos, mas nunca determinantes. Há sempre um novo dia para tentar outra vez ou mudar rotas, afinal, é perfeitamente normal ajustar o caminho. Lembre-se sempre de se tratar com gentiliza.

Foto: Antonioguillem / Adobe Stock

Valorize-se

Valorize quem você é e as suas conquistas, independentemente do tamanho delas.

Foto: Studio Romantic / Adobe Stock

Estabeleça limites

As pressões sociais, a autocobrança excessiva e até mesmo as inúmeras atividades de final de ano podem afetar negativamente o bem-estar. Estabeleça limites saudáveis e saiba utilizar o “não” quando preciso.

Foto: SOMKID / Adobe Stock

Pratique técnicas de relaxamento

Nos últimos anos, o número de adeptos de práticas como yoga e meditação cresceu no Brasil, todavia, muito além de ferramentas para instantes de crise, elas passaram a ser parte de um novo estilo de vida voltado ao autocuidado diário.

Foto: Jacob Lund / Adobe Stock

Tenha um tempo para si

Aproveite cada instante para estudar, trabalhar, se divertir e, com toda certeza, descansar o corpo e a mente.

Foto: kite_rin / Adobe Stock

Moderação

As festas de final de ano podem provocar exageros que geram sentimento de culpa, como comer demais. Alimente-se adequadamente e continue se movimentando e trabalhando o corpo, o equilíbrio é indispensável para o bem-estar.

Foto: S Fanti/peopleimages.com / Adobe Stock

Foque no presente

Alguns praticantes de meditação acreditam que enquanto pensar demais no passado possa gerar estresse, refletir sobre o futuro é gatilho para a ansiedade. Uma das técnicas meditativas mais exploradas é a mindfulness (atenção plena): nela, meditadores focam apenas no agora, sem nenhum tipo de julgamento.

Foto: JodieWang / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br