A cultura multitarefas e o contato quase que ininterrupto com as redes sociais se tornaram tão comuns que ajudam a explicar por que nem sempre é fácil manter 100% do foco ou dedicar-se ao bem-estar.
Foto: Rawpixel.com / Adobe Stock
Lados opostos
Conheça os termos FOMO (Fear of Missing Out) e JOMO (Joy of Missing Out); saiba como Mindfulness pode ser uma alternativa para cuidar da saúde mental e trabalhar a atenção. (1/9)
Foto: Looker_Studio / Adobe Stock
FOMO
Fear Of Missing Out, o “medo de ficar de fora", é altamente ligado ao universo online, sobretudo redes sociais. É quando usuários, atraídos também pelo receio de perder novidades, relutam em se desconectar. (2/9)
Foto: Antonioguillem / Adobe Stock
JOMO
Por outro lado, o termo Joy Of Missing Out, “alegria de ficar de fora”, surgiu como oposição e tem a ver com a satisfação de se afastar da internet, evitando contato excessivo com plataformas sociais, por exemplo. (3/9)
Foto: ARUTA Images / Adobe Stock
Saúde mental
Enquanto estudos mostram que FOMO pode estar conectado a estados como a ansiedade, o cotidiano evidencia que a tecnologia é uma realidade. Mas ela pode ser aliada? (4/9)
Foto: Rawpixel.com / Adobe Stock
Vida equilibrada
Otimizar o tempo é uma tarefa difícil, e para alguns, ferramentas como consultas online e apps de saúde física e mental são formas de facilitar a rotina e não perder o foco no próprio bem-estar, como sugere o Mindfulness, a técnica para atenção plena; veja a seguir. (5/9)
Foto: Undrey / Adobe Stock
Por dentro da prática
Mindfulness é uma modalidade de meditação e seu propósito é levar praticante a um estado absoluto de atenção, com consciência total sobre o momento presente, aprendendo a desfrutá-lo. (6/9)
Foto: Beaunitta V W/peopleimages.com / Adobe Stock
Como aplicar
Visto como um estilo de vida, Mindfulness pode ser aplicado durante uma meditação, quando praticante ouve conteúdos guiados, por meio de sons ou simplesmente em ações diárias: do escovar dos dentes ao deitar-se. (7/9)
Foto: Daniel / Adobe Stock
Benefícios do Mindfulness
Trazer a mente para o presente na execução de uma atividade, como ler um livro. Na atenção plena, espera-se alcançar um estado com menos estresse e ansiedade por evitar reviver o passado ou voltar-se apenas ao futuro: o foco deve estar no agora. (8/9)
Foto: Fizkes / Adobe Stock
Meditação x Mindfulness
Existem diferenças entre as práticas? Confira no link e comece a praticar Atenção Plena hoje mesmo.
Foto: shurkin_son / Adobe Stock