Celular e bem-estar
O smartphone é, indiscutivelmente, parte do dia a dia, mas o seu uso excessivo tem sido cada vez mais comum. Nos EUA, por exemplo, os jovens recebem mais de 230 notificações por dia: como conciliar tecnologia e saúde?
Foto: Drazen / Adobe Stock
Uso de celular nos EUA
A pesquisa não chega a ser nova – foi divulgada pela Commom Sense Media em 2023 –, mas revela dados impressionantes. O estudo feito com jovens dos EUA, entre 11 e 17 anos, mostrou que, em média, eles recebem quase 240 notificações por dia. Em casos extremos, alguns chegaram a receber mais de 5 mil. Veja como o uso indiscriminado do smartphone pode afetar a saúde:
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
“Text Neck”
Um fenômeno moderno, significa “pescoço de texto” e já é reconhecido como uma síndrome. Ao olhar para baixo por longos períodos, pescoço e coluna sofrem com a má postura e o resultado são dores localizadas.
Foto: Andrey Popov / Adobe Stock
Estresse e ansiedade
O aumento dessas condições é causado principalmente pelo uso excessivo das redes sociais. Além da comparação com os outros e o medo de perder atualizações “FOMO”, o cérebro é exposto à estímulos constantes, com dados e informações de diferentes formas: imagem, texto e áudio.
Foto: Drobot Dean / Adobe Stock
Insônia
O organismo possui um mecanismo para regular a jornada, o ciclo circadiano, que é diretamente afetado pela luz ou ausência dela, portanto, conectado ao dia e a noite. Com o uso indiscriminado do smartphone, incluindo na hora de dormir, a luz emitida pelo aparelho pode estimular a produção de cortisol, um hormônio do estresse também responsável pelo despertar.
Foto: kegfire / Adobe Stock
Celular e vida saudável
Há ainda uma série de outros potenciais problemas que poucos imaginariam: a digestão pode ser impactada, uma vez que a mastigação não é feita corretamente em virtude da disputa de atenção entre alimentar-se e conferir o celular. Redução de empatia também é outro ponto, quando o smartphone é protagonista até nas relações humanas. Veja 3 dicas para melhorar a rotina e tornar o digital um lugar para autocuidado.
Foto: alfa27 / Adobe Stock
Identifique o problema
Hoje, os celulares trazem relatórios detalhados sobre uso e isso ajuda a criar uma jornada otimizada. Identifique quais são os gatilhos que provocam o excesso do uso de celular, como redes sociais, jogos ou aplicativos. Essa é uma boa forma de usar o digital para aprimorar a própria rotina e aplicar gestão de tempo.
Foto: Gorodenkoff / Adobe Stock
Limites de tempo
O mundo traz novidades a cada segundo e, para muitos, o ambiente digital também é essencial para o trabalho ou assuntos relacionados ao cotidiano, o que faz o famoso detox de celular quase impossível. Uma boa alternativa é configurar limites de tempo para apps evitando exageros.
Foto: stokkete / Adobe Stock
Como você usa o celular
Entender como você usa o celular e seus recursos é um passo importante para a reeducação. Traga perspectivas diferentes, ao invés de usar o celular apenas para trabalho ou para conferir redes, aproveite as variadas opções de serviços que ajudam a cuidar da rotina e da saúde, como apps para acompanhamento de sono ou para lidar com emoções diárias.
Foto: Drobot Dean / Adobe Stock
Foto: www.atmameditacao.com.br