6 fobias que podem explicar seus medos
Conheça outros temores, além da nosofobia que atinge Claudia Ohana
Foto: Anderson Rian/ Unsplash
Nosofobia
Fobia que atinge Claudia Ohana é caracterizada pelo medo de adoecer. Quem sofre com o problema, pode sentir ansiedade, preocupação excessiva, suor em demasia, frequência cardíaca acelerada, entre outros sintomas.
Foto: Reprodução - Instagram @ohanareal
Tripofobia
Trata-se do pavor despertado ao se deparar com imagens que tenham buracos ou padrões irregulares e disformes. Pessoas com esse problema geralmente sentem um mal-estar, que pode incluir tremores e coceira. Casos mais graves têm como sintomas enjoos e até crises de pânico.
Foto: Alexandra Gorn/ Unsplash
Fobia social
Também conhecida como transtorno de ansiedade social, essa fobia nomeia a dificuldade de lidar com situações rotineiras que envolvam interações com outras pessoas. Indivíduos com a doença passam por episódios de extremo desconforto, com medo de serem julgados ou constrangidos.
Foto: Olesya Yemets/ Unsplash
Agorafobia
Eis o medo irracional de ficar preso a lugares ou situações sem chance de escapatória. Agorafobia é um dos tipos de transtorno de ansiedade que se explica pelo medo de enfrentar constrangimentos.
Foto: Stormseeker/ Unsplash
Hematofobia
Essa fobia já foi até pauta em novela! Nesse caso, o medo irracional é de ver sangue. Pessoas com tal transtorno chegam a sentir enjoos, tontura e até desmaio, a depender do nível do transtorno.
Foto: Akram Huseyn/ Unsplash
Coulrofobia
Idas ao circo são um verdadeiro pesadelo para crianças com essa fobia. É um medo que pode estar ligado a algum trauma relacionado à figura de um palhaço ou ao temor pelo desconhecido atrás da máscara às vezes assustadora.
Foto: M. T. El Gassier/ Unsplash
Claustrofobia
É o nome dado ao transtorno situacional, caracterizado pelo medo de estar em lugares muito apertados e com pouca ventilação. Vem com o temor de não conseguir obter ajuda em meio à sensação de desespero.
Foto: Eri Pançi/ Unsplash
Sem pânico!
Todas essas fobias têm solução. Recomenda-se que o indivíduo com qualquer um desses sintomas procure um psicólogo e, eventualmente também um psiquiatra, para seguir o diagnóstico e tratamento adequado.
Foto: PriscillaDuPreez/ Unsplash
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Jas Min/ Unsplash