As técnicas de relaxamento são grandes aliadas para quem costuma ter uma rotina cheia de momentos estressantes, e a meditação é uma das mais utilizadas. Mas qual a diferença entre ela e o mindfulness?
Foto: shurkin_son / Adobe Stock
O que é Meditação?
É uma prática que envolve a conexão entre corpo e mente para alcançar um estado de bem-estar geral, clareza de pensamentos e tranquilidade corporal e mental. Um processo de reflexão que auxilia no desenvolvimento do autoconhecimento.
Foto: (JLco) Julia Amaral / Adobe Stock
O que é Mindfulness?
Traduzida como “Atenção Plena”, seu objetivo é cultivar uma consciência totalmente voltada ao presente, sem julgamentos. Um exemplo: focar na própria respiração.
Foto: 9nong / Adobe Stock
Qual a diferença?
O Mindfulness é uma técnica meditativa, mas também é visto por muitos como um estilo de vida. Enquanto na meditação é possível refletir sobre passado e futuro, no Mindfulness espera-se focar plenamente no agora.
Foto: Antonioguillem / Adobe Stock
Quais os benefícios?
Mindfulness é uma meditação, porém nem toda meditação é Mindfulness. Ainda assim, praticantes assíduos costumam experienciar uma rotina com menos estresse e ansiedade, um sono melhor e, claro, autoconhecimento.
Foto: fizkes / Adobe Stock
Quando meditar?
É possível praticar em qualquer momento do dia, seja durante o trabalho, visando aumentar o foco, logo ao acordar ou mesmo na hora de dormir.
Foto: insta_photos / Adobe Stock
Existem regras?
Não! É possível meditar na posição que preferir, durante o tempo que quiser (sessão curta, média ou longa) e não é preciso conhecer tudo sobre meditação para começar a praticar. Ela é para todos.
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS / Adobe Stock
Meditação Guiada x Livre
Enquanto a primeira tem um instrutor, alguém que orienta sobre o passo a passo (e que pode ajudar iniciantes), a versão livre dá ao praticante o poder de escolher sua própria jornada meditativa.
Foto: IndiaPix / Adobe Stock