Todo dia
Diariamente, você faz um milhão de escolhas e talvez nem se dê conta do tanto de decisões que precisa tomar: o que vai vestir, comida, se vai de Uber ou de metrô, entre outras coisas.
Foto: Matteo Vistocco
Cansaço
Para algumas pessoas, porém, este não é um processo simples e que, ao pesar os prós e contras das decisões, fazer uma escolha pode ser mais desgastante do que para a maioria de nós.
Foto: Camila Quintero
Fenômeno
Existe até um termo psicológico para este tipo de comportamento, que é chamado de "paralisia por análise" e geralmente é um sintoma do perfeccionismo.
Foto: Louis Galvez
Paralisado
“As pessoas (com este comportamento) muitas vezes se pegam procrastinando e analisando demais as decisões, não porque não saibam o que querem, mas porque acreditam que precisam fazer a escolha perfeita ou então não fazem nada", explica a terapeuta Jenny Maenpaa em entrevista ao portal SELF.
Foto: Dev Asangbam
Complicações
Como resultado, este tipo de comportamento pode trazer prejuízos tanto para o âmbito pessoal quanto profissional. Para vencer a paralisia e tomar decisões sem tanto estresse ou ansiedade, reunimos cinco dicas a seguir.
Foto: Simran Sood
Divida
Divida grandes decisões em etapas menores – e aqui não estamos falando da cor da roupa que você vai usar hoje, mas sim de escolhas sérias e com grandes consequências, como qual faculdade aplicar ou aceitar ou não aquela proposta de trabalho.
Foto: Simran Sood
Menos estresse
“Enxergar o problema em termos de etapas mais gerenciáveis e alcançáveis pode ajudar a reduzir a sobrecarga”, pontua Jenny Maenpaa.
Foto: Renee Thopmson
Peça opinião
Isso mesmo: quando você está em dúvida de alguma decisão, compartilhe-a com amigos ou conhecidos e peça sua opinião.
Foto: Matheus Farias
Ouça
Ao invés de pedir a resposta certa, pergunte a perspectiva deles. Isso pode te ajudar a descobrir uma nova maneira de analisar a situação, deixando-a mais simples.
Foto: Zoe
Nada é perfeito
Esta é a principal dica! Lembre-se que NADA é perfeito na vida. Em vez de colocar muita pressão sobre si, veja as situações com mais leveza, lembrando-se que errar também é permitido.
Foto: Dekler Ph
Mais leveza
“Atribuímos tanta importância às decisões cotidianas, como se cada uma delas fosse alterar a trajetória de nossas vidas, ou que escolher a opção ‘incorreta’ nos tornasse um fracasso”, diz Maenpaa. Esquecemos, com isso, que na maioria das vezes a vida nos dá a chance de tentar novamente.
Foto: Quinton Coetzee
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Gabriele Stravinskaite