Mais do que alívio: 10 benefícios do perdão

Pesquisa de Havard reforça que o ato de desculpar alguém é mais vantajoso do que pensávamos

Foto: Josue Escoto

Ansiedade e Depressão

Um estudo apresentado recentemente em Harvard, feito com mais de 4 mil voluntários, mostrou que perdoar alguém é capaz de reduzir drasticamente os sintomas de ansiedade e de depressão.

Foto: Anastasia Vityukova

Menos estresse

A pesquisa é apenas mais uma na lista de estudos que comprovam os benefícios do perdão, ato que também é capaz de melhorar o sono, o humor e diminuir o estresse.

Foto: Patty Brito

Libertação

“O que o perdão faz é libertar a vítima do ofensor”, disse Tyler VanderWeele, diretor do Human Flourishing Program em Harvard e um dos coautores do estudo. “Eu nunca diria 'Uma vez que você perdoou, está tudo bem'.” Mas o pesquisador sugere que esse é o melhor caminho.

Foto: Louis Galvez

Justiça permanece

Segundo Dr. Tyler, desculpar alguém é "ter empatia pelo outro lado” na prática. Não é esquecer a ação ou fingir que não aconteceu; nem é o mesmo que reconciliar ou abrir mão da justiça. Pode-se perdoar enquanto ainda se busca um resultado justo, ele afirma.

Foto: Kilarov Zaneit

Rivalidade crescente

“Em uma sociedade como a que vivemos, com crescente polarização e rivalidade, a disposição de perdoar o outro é muito necessária”, acredita VanderWeele.

Foto: Nathanael Desmeules

Exercício

Tyler sugere um exercício: colocar duas cadeiras uma em frente a outra, e fingir que quem te magoou está em uma delas. Depois de descrever o que aconteceu da sua perspectiva, você se senta na cadeira do "agressor" e tenta descrever o que aconteceu da perspectiva dele.

Foto: Hamzy Selamat

Lugar do outro

Para a psicóloga Suellen Souza, é importante ter em mente que o erro, não necessariamente, é algo intencional ou de caso pensado. "Muitas vezes aquele que cometeu erros e machucou alguém está arrependido e deseja se redimir. Por isso, é importante ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro".

Foto: Khamkeo Vilaysing

Deixar ir

"O perdão não é só para o outro, mas principalmente, faz parte de um bem-estar para si mesmo. Perdoar não significa conviver, mas sim, deixar ir aquilo que um dia te feriu", finaliza a psicóloga.

Foto: Thomas Le

Ressignificar

Ressignifique o que a pessoa fez, se coloque no lugar dela, tente entendê-la; se perdoe também! Muitas vezes você se cobra tanto, e isso acaba influenciando nas suas relações extras; faça terapia. O perdão tem muito a ver com como você aprendeu com a sua história. O quanto se cobra e o quanto espera das pessoas.

Foto: Ian Stauffer

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Igor Érico