Quanto tempo leva para superar o ex? É preciso perdoar?

Foto: katleho Seisa

Dúvida

No término de um relacionamento, sempre vai surgir aquela dúvida: “Quanto tempo vou ficar sentindo isso?" É inevitável que o fim de uma relação leve um turbilhão de emoções. E é justamente por causa desse misto de sentimentos que as reações em um término não seguem uma ciência exata.

Foto: mediaphotos

O que dizem os especialistas

De acordo com a Psicóloga e Diretora da Abrangente Terapia Breve, Teresa Eutropio, o processo de um término é individual e específico. Por isso que é difícil quantificar a sensação do fim de uma relação. “Não existe como nós estabelecermos um prazo fixo para falar como sendo o tempo ideal da superação de um relacionamento.”

Foto: LightFieldStudios

Diversos fatores

Apesar de não ser possível saber exatamente quanto tempo aquela sensação do fim vai durar, é possível entender que existem diferentes fatores que influenciam a intensidade do sentimento do término de um relacionamento— o que pode impactar no tempo da dor.

Foto: fizkes

Cada fase é única

Teresa Eutropio descreve três variáveis que influenciam no que a pessoa pode sentir: tipo de personalidade, fase da vida quando ocorreu o rompimento e maneiras de lidar com o término.

Foto: skodonnell

Depende da personalidade

“Dependendo da personalidade, esse sofrimento pode ser mais intenso ou não. Outro fator é em que época da vida aconteceu esse término. Por exemplo, na adolescência sofre-se muito mais com a perda de um primeiro amor. E o último item que eu acho importante também que interfere é exatamente como que cada um vai lidar com as perdas”, diz.

Foto: Andrii Zastrozhnov

Acabou!

Uma das principais maneiras de passar por um término é aceitar que ele acabou e entender que as emoções vão surgir e que são geralmente misturadas, explica a psicóloga.

Foto: skynesher

Estratégias

“É normal sentir uma mistura de emoções como tristeza, raiva, confusão. Em alguns casos até alívio. Muitas vezes a pessoa queria o término, mas não tinha coragem (…) Entender que se houve o término é importante aceitá-lo. Aceitar que acabou o relacionamento.”

Foto: nd3000

Evite o contato

Continuar falando o/a ex pode se transformar em uma bola de neve que pode atrasar o processo de luto.

Foto: Mixmike

Encontre formas

A psicóloga explica que é preciso encontrar maneiras de enfrentar o término sem a presença do ex-parceiro: “Evitar fuçar as redes sociais, ficar ligando excessivamente para as pessoas. Buscar formas de realmente vivenciar esse rompimento”, diz.

Foto: Rowan Jordan

Autodescobrimento

A solidão é um sentimento comum quando um relacionamento acaba. Mas é importante lembrar que é possível encontrar apoio em amigos e familiares. E, além disso, lembrar que o rompimento pode ser um momento de se conhecer melhor como pessoa, na mais pura intimidade. “Eu acredito muito na pessoa ter esse momento como momento de autodescoberta, de cuidar de si mesma e buscar um apoio emocional. Seja com amigos, familiares e até mesmo de psicoterapia”, afirma a psicóloga.

Foto: LittleBee80

Conexões e histórias

Durante um relacionamento, compartilhamos histórias e inseguranças com nossos parceiros, o que cria laços cada vez mais fortes de intimidade. É por isso que no processo do fim de uma relação, muito do que dói está relacionado a memórias que foram construídas com o ex.

Foto: iStock

Abra-se para o futuro

Para isso, é importante lembrar que é possível criar conexões e construir novos momentos com outras pessoas, no momento certo, mas apenas se tornarmos isso uma possibilidade, dando uma chance para outras relações, sem perder a autenticidade. Lembre-se: perdoar é uma escolha.

Foto: SvetaZi

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Jorge Aguado Martin