"Retiros de escuridão" estão em alta; veja onde praticar

Entenda mais sobre a tendência que está atraindo famosos e conquistando o universo das viagens de bem-estar

Foto: Jackson David

Tendência

Depois dos retiros focados no sono, a moda da vez são os retiros de escuridão, em que os praticantes passam dias (até semanas) dentro de quartos sem luz, meditando e fazendo yoga.

Foto: Wee Lee

De onde vem?

Essa prática não é nova e existe há milhares de anos no antigo Egito, na China, na Índia, na Grécia e no Império Romano. Ela está associada às variações Dzogchen e Kalachakra do budismo tibetano, além de estar associada ao yoga.

Foto: Eyasu Etsub

Qual a intenção

O objetivo dos retiros de escuridão é fazer com que os seus praticantes tenham “pausas” na vida moderna, passando por desintoxicação digital e momentos de solidão. As salas normalmente são pequenas e individuais, ainda que haja retiros para casais.

Foto: Alexander Krivitskiy

O que a ciência diz

“Estar na escuridão altera a química do cérebro, ativando certas partes e desativando outras”, explicou a psicóloga clínica e diretora administrativa do The LightHouse Arabia Dra. Saliha Afridi em entrevista ao portal The Nacional News.

Foto: Joz Barendregt

E ainda

Segundo a psicóloga, a escuridão provoca acúmulo de melatonina na fase inicial e depois o hormônio descarta este hormônio, e então o corpo começa a produzir outro neuroquímico chamado DMT. "Isso produz muitas imagens e visões junto com percepção, introspecção e um senso de 'existência', levando à morte do ego. Sem o ego, você é capaz de chegar à sua verdade”, diz Afridi.

Foto: Martin Adams

Famosos adotam

Recentemente o jogador de futebol americano Aaron Rodgers ganhou as manchetes dos Estados Unidos depois de passar um tempo em um retiro de escuridão. “É apenas sentar em isolamento, meditar, lidar com seus pensamentos (...) e ficar sentado em silêncio, o que a maioria de nós nunca faz ”, disse Rodgers no The Pat McAfee Show.

Foto: @AaronRodgers

Ideal para quem?

Não existe restrições para a prática e você pode começar na sua casa mesmo, ficando um período em silêncio. Para aqueles que querem encarar o retiro no modo "full experience”, separamos uma lista com hotéis que oferecem esta experiência. Confira!

Foto: Anton Shakirov

Tao Garden, Tailândia

A clínica e spa em Chiang Mai, no norte da Tailândia, oferece uma variedade de retiros, cursos e workshops para a escuridão.

Foto: Divulgação Tao Garden

Monastério Gut-Saunstorf, Alemanha

Relaxa que você não precisa ser um monge para ser aceito aqui, mas os retiros de escuridão deste local são considerados de “nível intermediário" – ou seja: é preciso ter contato prévio tanto com a solidão quanto com a falta de luz.

Foto: Divulgação Monastério Gut-Saunstorf, Alemanha

Joanesburgo, África do Sul

A escolha perfeita para quem precisa de um detox digital. Você pode escolher ficar hospedado nesta propriedade fechada em Joanesburgo por 3, 4, 7 ou 11 noites, sozinho ou em casal.

Foto: Divulgação Darkness Retreat Africa

Um santuário na Itália

Situado a uma hora de Florença, na Toscana, o “Santuário" tem como foco a recuperação da saúde mental em “um mundo de paz e sossego”. Dá vontade, não dá?

Foto: Divulgação

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Alexandre Debieve