Término também é luto
A notícia da separação de Preta Gil e Rodrigo Godoy continua repercutindo. Enfrentando um câncer de intestino, a cantora tem recebido apoio de familiares e fãs. A psicóloga Suellen Souza fala sobre o término e o que esperar de cada fase do luto após o fim de uma relação.
Foto:
Reconhecer a dor
"Lidar com o luto não é e nunca foi algo fácil, mas é possível superar sim. Porém, passar pelas fases do luto se torna necessário para tal superação", diz a especialista em saúde mental. Segundo ela, a primeira fase é a da negação, quando ainda não acreditamos que acabou.
Foto: iphotoworld
Pós-negação
Depois, vem a raiva – a fase mais sofrida, quando queremos tirar satisfação, entender o motivo pelo qual o outro decidiu terminar. Do ódio, às vezes, vamos para a barganha, em que tentamos negociar comportamentos e prometer mudar de atitude.
Foto: sdominick
Quando bate a tristeza
A fase da depressão começa logo em seguida, quando a pessoa começa a se sentir culpada, triste e apática. É a última etapa antes da aceitação do fim do relacionamento, momento final do ciclo do luto.
Foto: Sentir y Viajar
Rede de apoio
Preta se pronunciou pela primeira vez na noite de terça-feira (18) sobre o ocorrido e sobre as acusações de traição do marido. Ela contou que, até então, sua rede de apoio a havia protegido das notícias. “Estou abalada”, disse.
Foto:
Evitar exposição
Suellen alerta que, no caso de Preta, além do término recente e do tratamento contra o câncer, a cantora ainda precisa lidar com a dor de ter a sua vida íntima exposta. “Isso atrapalha o seu processo de cura", fala, adicionando: "O ideal para superar um relacionamento é respeitar o seu próprio tempo”.
Foto: