Sinais de que alguém faz mal para você

De falto apoio a críticas excessivas, veja como identificar (e reagir a) esse tipo de comportamento

Foto: Muhmed Alaa El-Bank

Abra o olho

Relacionamentos humanos são complexos e exigem esforço. Perdoar, compreender e saber respeitar o limite do outro são ações fundamentais para que a relação flua; agora, com alguns sinais, você pode identificar de antemão se vale a pena (ou não) continuar insistindo em construir algo com essa outra pessoa.

Foto: Verena Yunita

Falta de apoio

Quando o outro não te apoia, algo está errado. Isso não significa que você precisa de suporte e aprovação alheia pra tudo, mas... saber que podemos contar com aquela pessoa – para o bem ou para o mal – faz toda diferença.

Foto: Priscilla Du Preez

Não admitir erros

Inclusive, é bem provável que essa pessoa que não te apoia vai ser também aquela que vai querer ser “melhor” do que você em todos os sentidos; alguém que não demonstra fragilidades nem assume os próprios erros.

Foto: Sander Sammy

É competição que chama?

Por tocar no tema, outro estereótipo de pessoa “que faz mal” são aquelas competitivas. Absolutamente qualquer coisa vira uma disputa, chega a ser cansativo!

Foto: Studio4

Mentiras e manipulação

Seja no âmbito amoroso ou entre amigos, mentir para tentar manipular o outro não é uma atitude de gente saudável. Fique esperto aos sinais!

Foto: Henri Pham

Fala muito

E aqui não estamos nos referindo a quantidade. Sabe aquelas pessoas que vivem fofocando e falando mal dos outros? Pois é. São grandes as chances de você ser o próximo...

Foto: DeanDrobot

Psicóloga orienta

"Imponha limites. Muitas vezes temos dificuldades em estabelecer limites, com medo da reação do outro. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada. Seja sempre assertivo, sabendo quando se impor e quando se afastar", diz Suellen Souza, especialista em saúde mental.

Foto: Juanmonino

Veja também

Casal larga tudo e vai morar em navio de cruzeiro

Foto: Reprodução/Facebook

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: shapecharge