Recesso de fim de ano: 8 dicas para descansar mesmo com ansiedade

Dizer 'relaxe' não é efetivo para quem tem o distúrbio

Foto: Jacob Wackerhausen

Nada simples

Ainda que saibamos da necessidade de relaxar, para uma pessoa ansiosa essa é uma tarefa mais do que complicada. O recesso de fim de ano, porém, pode servir para pisar o pé no freio e desacelerar. Veja táticas:

Foto: Dragos Condrea

Não tente relaxar

Primeiro passo para uma pessoa ansiosa relaxar é não pensar em relaxar. Ao invés disso, o ideal é encarar a ansiedade de frente, notando seus sinais e buscando alternativas para curar o problema.

Foto: Peopleimages

Enfrente o problema

“Se você permitir que seu sistema nervoso simpático siga seu curso sem lutar contra ele, seu sistema nervoso parassimpático entrará em ação e dará início a uma resposta de relaxamento”, esclarece David Rosmarin, PhD, em entrevista à revista SELF.

Foto: Tetiana Soares

Metas, sim

Faça uma lista de atividades que te ajudam a relaxar e trace metas especificas e mensuráveis quanto a elas. Por exemplo: ficar longe do celular te tranquiliza? Coloque como objetivo ficar distante do aparelho por pelo menos 1 hora antes de dormir.

Foto: fotostorm

Inventário

É difícil de encarar a ansiedade se você não conhece a sua causa. Por isso, faça um “diário de preocupações” para que você passe a evitar as situações e gatilhos que te despertam ansiedade.

Foto: Dima Berlin

Xô, entorpecentes

Fuja de ficar horas e mais horas diante de telas e navegando nas redes sociais. Isso só aumenta o problema.

Foto: KTV1G1

Táticas básicas

Não subestime o poder de exercícios respiratórios, meditação, atividades físicas e outras ferramentas anti-ansiedade.

Foto: skynesher

Sem medo

Trabalhe a sua tolerância à ansiedade. “A ansiedade faz parte da vida, mas quando ficamos ansiosos tendemos a dizer: ‘Não posso fazer isto’ ou ‘Tenho de me sentir melhor antes de fazer isto. Mas podemos realmente realizar muito quando estamos ansiosos”, reflete David Rosmarin.

Foto: PeopleImages

Resiliência

Tolerar a ansiedade nos torna mais resistentes a ela. Trabalhe a resiliência emocional, aprenda com o desconforto e aprenda a lidar com os problemas sem tentar fugir deles. Acredite, isso te deixará mais relaxado.

Foto: Dima Berlin

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: fotostorm