O que é
O Transtorno Dissociativo de Identidade (antes chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla) é uma condição psicológica caracterizada pela presença de duas ou mais identidades distintas ou estados de personalidade que controlam o comportamento de uma pessoa.
Foto: esolla
Personalidades
Cada uma dessas identidades, frequentemente chamadas de "alter egos" ou "alters", pode ter suas próprias características, memórias e maneirismos, como tom de voz, sotaque, estilo de se vestir, gênero, hábitos de alimentação, entre outras coisas.
Foto: SamBurt
Perda de memória
O TDI é considerado uma forma extrema de dissociação, em que a consciência, a memória e a identidade se separam de forma significativa. Ou seja: nem sempre a personalidade “a" vai se lembrar do que a personalidade “b" fez, onde esteve, com quem falou.
Foto: RyanKing999
De onde vem?
Não se sabe ao certo o que "causaria" o transtorno, mas a comunidade científica acredita que o gatilho para a condição seja algum episódio traumático, principalmente durante a infância do paciente.
Foto: jaycriss
Quando surge?
Normalmente as crises dissociativas acontecem com mais frequência durante fases de estresse do paciente. Não existe um padrão de idade em que o transtorno começa a se manifestar, mas sabe-se que ele afeta cerca de 1% da população mundial.
Foto: S_Kazeo
Diagnóstico
Segundo a psiquiatra Jaqueline Bifano, o diagnóstico do Transtorno Dissociativo de Identidade é complexo e requer avaliação por um profissional de saúde mental experiente.
Foto: Eucalyptys
Devagar
"O processo diagnóstico envolve entrevistas clínicas detalhadas, análise das experiências e sintomas do paciente, bem como a exclusão de outras condições médicas ou psiquiátricas que possam estar causando os sintomas. É essencial considerar o histórico do paciente e possíveis traumas passados", avalia a médica.
Foto: Natalya Sergeeva
Tratamento
O tratamento geralmente envolve terapia, com foco principal na terapia psicoterapêutica. Jaqueline consta que a terapia mais comumente utilizada para casos de TDI é a Terapia da Dissociação, que visa ajudar o paciente a integrar suas identidades fragmentadas em uma personalidade só.
Foto: junce
Outras terapias
Jaqueline garante que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) também pode ser útil para tratar sintomas associados, como ansiedade e depressão. O tratamento pode ser longo e desafiador, exigindo paciência e comprometimento do paciente.
Foto: fotostorm
Procure um profissional
"É fundamental destacar que o diagnóstico e tratamento do Transtorno Dissociativo de Identidade devem ser realizados por profissionais de saúde mental altamente qualificados. O tratamento pode variar de pessoa para pessoa, e o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente", finaliza a psiquiatra.
Foto: Zoran Zeremski
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: