10 maneiras de acelerar o metabolismo, segundo a ciência

Vários fatores influenciam a sua taxa metabólica, assim como há diferentes maneiras de acelerá-la

Foto: Drazen Zigic

O que é

O metabolismo é conjunto de reações do organismo que controlam os recursos energéticos do nosso corpo. Acelerá-lo, portanto, garante o gasto calórico e, em consequência, o emagrecimento. Veja maneiras de agilizar a taxa metabólica, segundo a ciência.

Foto: yodiyim

Beba água

Uma pesquisa publicada no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism descobriu que, ao ingerir 500 ml de água de uma só vez, o metabolismo trabalha de forma mais acelerada, aumentando o gasto energético em 24% ao longo dos próximos 60 minutos.

Foto: VladimirFLoyd

Coma pimenta

A ingestão de pimenta pode acelerar o metabolismo em até 20%. A capsaicina, substância responsável pelo sabor ardido também estimula a liberação de adrenalina, fazendo com que os batimentos cardíacos – e o gasto calórico -- aumentem.

Foto: Elena Kabenkina

Beba café

Um estudo do International Journal of Obesity mostrou que o consumo de termogênicos (como o café e o chá verde) pode elevar o gasto energético diário em até 5%.

Foto: shapecharge

Coma mais proteína

A digestão de alimentos com proteína (como carnes, leites e ovos) consome mais calorias e aumenta o metabolismo: o corpo precisa gastar de 20-30% de energia para processar aquele alimento, enquanto que para carboidratos é 5-10% e para gordura 0-3%, de acordo com a academia de Oxford.

Foto: Antonina Koreneva

Faça treinos intervalados

Os famosos HIITs são treinos que alternam exercícios de intensidade alta com exercícios de intensidade baixa ou média, durante no máximo 30 minutos. Esse método faz com que o corpo continue queimando calorias até uma hora depois da atividade.

Foto: PeopleImages

Durma bem

Em repouso, o organismo regula hormônios importantes para a manutenção do metabolismo. Segundo uma pesquisa publicada na Annals of Internal Medicine, em 2004, apenas duas noites maldormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, fazendo, inclusive, que a pessoa coma mais.

Foto: skynesher

Controle o estresse

Sim, passar raiva engorda. Brincadeiras à parte, a ciência já comprovou em vários estudos e testes que o estresse faz com que o corpo retenha cortisol, hormônio que favorece o acumulo de gordura abdominal, além de aumentar a fome.

Foto: millann

Pratique musculação

Mudar a gordura do seu corpo por músculo é uma ótima estratégia para acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo vai gastar já que o mesmo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

Foto: AleksandarGeorgiev

Levante-se

Uma revisão de 2018 descobriu que caminhar durante o dia e não passar muito tempo sentado estão associados a um menor risco de cardiometabólicos, assim como ganho de peso, de gordura corporal e da circunferência da cintura. Já a postos?

Foto: Sam Edwards

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: PeopleImages