Entendendo a doença
Segundo os dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 50% das mulheres férteis no Brasil são atingidas por miomas.
Foto: Shutterstock
O que é o mioma?
Os fibromas, ou miomas, como são popularmente conhecidos, são tumores benignos que se formam no tecido muscular do útero e, apesar de serem nódulos identificados, não estão relacionados a nenhum tipo de câncer.
Foto: Shutterstock
1. Possui sintomas comuns
Cólicas intensas, sangramento excessivo, aumento do volume abdominal e dificuldade para engravidar são alguns dos sintomas de mulheres que sofrem com miomas. Sintomas esses que podem ser considerados “normais” para muitas mulheres.
Foto: Shutterstock
2. Pode ter diagnóstico difícil
Isso acontece porque grande parte dos miomas se manifesta de forma assintomática ou apresentam os sintomas considerados "comuns".
Foto: Shutterstock
Acompanhamento médico
Mas fica o alerta: a doença traz alguns riscos para a saúde como, por exemplo, desencadear anemia, ou mesmo comprimir órgãos próximos da região uterina, como o intestino e a bexiga. Além da dificuldade para engravidar por conta dos nódulos.
Foto: Shutterstock
3. Tratamentos possíveis
Há muitas maneiras para o tratamento dos miomas. Uso de hormônios, por exemplo, como pílulas anticoncepcionais pode ser um método utilizado para o tratamento. Quando há a necessidade de intervenção cirúrgica, inicialmente, o tratamento conservador é indicado.
Foto: Shutterstock
Hoje em dia também há a opção de cirurgias minimamente invasivas como a laparoscopia e a robótica para o tratamento e retirada de miomas.
Foto: Shutterstock
Cuide de sua saúde!
Fonte: Dr. Thiers Soares, especialista em endometriose, adenomiose, miomas e cirurgia robótica.
Foto: Shutterstock