4 exercícios de pilates para fazer no dia a dia
Foto: Raisa Kanareva | Shutterstock
O pilates é uma prática que integra mente e corpo, promovendo melhorias na capacidade física, na concentração e no equilíbrio muscular, especialmente para quem passa muito tempo sentado. Além disso, seus movimentos respiratórios ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, tornando-se uma excelente opção para aliviar as tensões de rotinas agitadas. A seguir, a fisioterapeuta Josi Araújo, da Pure Pilates, ensina alguns exercícios para você fazer em casa. Confira!
Foto: Raisa Kanareva | Shutterstock
1. Respiração diafragmática
A respiração diafragmática é uma técnica profunda que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Para fazê-la, você deve estar sentado com as costas retas e as mãos apoiadas na parte inferior das costelas. Execute inspirando profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen e expandindo as costelas. Depois, expire lentamente pela boca, contraindo suavemente o abdômen e as costelas, concentrando-se na respiração lenta e profunda. Repita de 8 a 10 vezes.
Foto: Marharyta Manukha | Shutterstock
2. Alongamento dos isquiotibiais
Deite-se de costas, com uma perna estendida e a outra flexionada para manter a lombar apoiada no solo e de forma confortável. Coloque uma faixa elástica ou uma toalha alçando o pé, puxando na direção do seu rosto, respire profundamente e, ao expirar, estenda lentamente o joelho elevado em direção ao teto. Repita de 8 a 10 vezes, respeitando o limite do seu corpo.
Foto: Juan M. Portillo | Shutterstock
3. Exercício do gato
Fique na posição de quatro apoios. Inspire e, na expiração, traga sua coluna em direção ao teto, fazendo um arco como um gato arrepiado. Nesse momento, a cabeça precisa acompanhar o movimento e o seu olhar deve ser direcionado para o meio das pernas. Ao retornar, imagine levando os ísquios para longe (como se fosse empinar o bumbum) e leve o olhar para frente. Expire e retome o movimento. Repita de 8 a 10 vezes.
Foto: BearFotos | Shutterstock
4. Rolamento da coluna vertebral
De pé, encoste sua cabeça e coluna na parede, perceba quais pontos estão apoiados e quais pontos da coluna estão sem apoio. Deixe os braços ao longo do corpo. Inspire e, na expiração, role sua cabeça e coluna em direção ao chão. Deixe os braços pesarem como pêndulos para baixo. Na próxima expiração, procure ativar o abdômen e subir a coluna rolando vértebra por vértebra na parede. Atente-se para a cabeça subir por último. Repita de 8 a 10 vezes. Praticantes a longo prazo podem fazer sem o apoio da parede.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Raisa Kanareva | Shutterstock