5 benefícios da planta barbatimão para a saúde e como usá-la

Foto: Rogerio Argolo | Shutterstock

O barbatimão (Stryphnodendron adstringens) é uma planta nativa do cerrado brasileiro amplamente utilizada na medicina tradicional. Não à toa, no Brasil, ela está listada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) e no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (2ª edição) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A seguir, confira alguns dos seus benefícios!

Foto: Rogerio Argolo | Shutterstock

1. Acelera a cicatrização de feridas Conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, de 9 de março de 2010, da resolução que dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dá outras providências, a decocção da planta pode ser aplicada topicamente em lesões como cicatrizante. Os taninos presentes em sua casca promovem a contração dos tecidos da pele, acelerando o processo de fechamento de feridas. 

Foto: Image Point Fr | Shutterstock

2. Ajuda a combater infecções bacterianas e fúngicas Graças às suas propriedades antimicrobianas, o barbatimão é eficaz no combate a infecções causadas por bactérias e fungos. Ainda segundo o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, a decocção dessa planta pode ser usada como antisséptico na pele e em genitais. Isso porque ele costuma ser utilizado em tratamentos de condições como candidíase, corrimentos vaginais e infecções na pele. Sua ação antisséptica também auxilia na desinfecção de feridas. 

Foto: peterschreiber.media | Shutterstock

3. Alivia problemas gastrointestinais O barbatimão é uma alternativa natural para quem sofre de problemas digestivos, como gastrite, úlceras estomacais e diarreias. Seus taninos possuem ação adstringente, que ajuda a proteger e regenerar a mucosa gástrica, reduzindo inflamações e aliviando sintomas como dor e desconforto abdominal.

Foto: New Africa | Shutterstock

4. Ação anti-inflamatória Conforme o estudo “Experimental Evaluation of Stem Bark of Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville for Antiinflammatory Activity”, publicado no Phytotherapy Research, a fração de acetona obtida do extrato bruto da casca da planta tem uma potente atividade anti-inflamatória. Essa ação ocorre devido à presença de compostos bioativos que ajudam a reduzir o processo inflamatório nos tecidos. 

Foto: Chaloemphong | Shutterstock

5. Promove a saúde bucal A planta também é amplamente usada no cuidado da saúde bucal. Conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10,  a decocção do barbatimão pode ser usada com antisséptico na mucosa bucal. Isso porque suas propriedades antibacterianas ajudam a prevenir o desenvolvimento de cáries e a tratar condições como gengivite, aftas e mau hálito. Além disso, sua ação adstringente fortalece as gengivas e reduz sangramentos na região.

Foto: Master1305 | Shutterstock

Como usar o barbatimão  O barbatimão pode ser utilizado de diversas formas. O chá, preparado fervendo as cascas em água, é indicado para problemas gastrointestinais e dores em geral. O banho de assento é ideal para tratar infecções ginecológicas ou desconfortos na região íntima. A infusão também pode ser aplicada diretamente em feridas ou queimaduras por meio de compressas. Além disso, o chá pode ser utilizado em gargarejos para auxiliar no tratamento de problemas bucais e respiratórios.

Foto: Reprodução: Portal EdiCase

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Rogerio Argolo | Shutterstock