5 coisas que você precisa saber sobre o uso do Saxenda

Foto: iStock

A liraglutida, conhecida popularmente como Saxenda, é um medicamento injetável frequentemente indicado para pacientes com obesidade. Segundo a farmacêutica Andressa Diniz, ele regula o apetite, resultando em uma menor ingestão de alimentos e, consequentemente, na redução do peso. No entanto, antes de utilizá-lo, saber algumas informações é necessário para garantir sua eficácia e segurança. A seguir, confira quais! 

Foto: Photo Nature Travel | Shutterstock

1. Precisa de acompanhamento médico 

Para a utilização desse tipo de remédio é necessário o acompanhamento médico. Isso porque o profissional irá avaliar a necessidade do paciente de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) e se existem outros problemas de saúde, como diabetes, pressão arterial elevada e níveis anormais de gorduras no sangue. Além disso, para a eliminação de peso, é preciso um plano alimentar bem estruturado e realização de atividade física.

Foto: yonikamoto | Shutterstock

2. Formas de uso da Saxenda 

Saxenda é uma injeção administrada por via subcutânea, com aplicação permitida em qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Antes de utilizar o sistema de aplicação pela primeira vez, seu médico ou enfermeiro irá orientá-lo sobre o modo de uso.  “O médico irá prescrever uma dose que será aumentada gradualmente ao longo das semanas. E o seu uso deve estar associado a uma dieta hipocalórica e exercício físico”, explica Andressa Diniz.

Foto: Creativa Images | Shutterstock

3. Cuidado com outros medicamentos

Antes de utilizar a Saxenda, o paciente deve informar ao médico sobre o uso de outros medicamentos. Isso porque esse tipo de remédio retarda o esvaziamento gástrico e pode afetar a absorção de fármacos, quando administrados em conjunto.

Foto: Dragon Images | Shutterstock

4. Pode causar efeitos colaterais

Como todos os medicamentos, a liraglutida pode causar efeitos colaterais – embora nem todas as pessoas os apresentem. De acordo com Andressa Diniz, as principais reações são náuseas, vômito, diarreia e constipação. Esses sintomas normalmente desaparecem após alguns dias ou semanas. O paciente também pode apresentar problemas que afetam o estômago e o intestino, fraqueza, paladar alterado, insônia (nos primeiros 3 meses), hipoglicemia etc. 

Foto: DedMityay | Shutterstock

5. Contraindicações da Saxenda

A Saxenda é contraindicada para alérgicos a liraglutida ou a qualquer outro componente da fórmula. Também não deve ser usado em caso de amamentação, gravidez e, se estiver planejando engravidar, o uso deve ser descontinuado. Além disso, conforme a farmacêutica, não é recomendado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, com problema grave no estômago ou nos intestinos, que resulte no atraso do esvaziamento do estômago (denominado gastroparesia) ou se tiver uma doença inflamatória do intestino.

Foto: peakanucha | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: iStock