5 motivos para deixar a cafeína

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Seu consumo exagerado pode afetar o corpo de várias maneiras. Confira a seguir

Foto: iStock

Melhoria do sono

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que afeta o corpo de várias maneiras, atuando principalmente no bloqueio dos receptores de adenosina no cérebro - substância química responsável pelo efeito relaxante que nos causa sonolência.

Foto: iStock

Diminuição da ansiedade e estresse

Em algumas pessoas, a cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse devido aos seus efeitos estimulantes no sistema nervoso levando a um aumento na produção de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e adrenalina.

Foto: iStock

Dentes mais brancos e saudáveis

Bebidas ricas em cafeína, como café e chá preto, contêm compostos chamados taninos, que podem causar manchas nos dentes ao longo do tempo. Esses taninos podem se ligar à superfície dos dentes e contribuir para a descoloração.

Foto: iStock

Corpo mais hidratado

A cafeína é um diurético, o que significa que pode aumentar a produção de urina e potencialmente causar desidratação. Isso pode afetar negativamente a função digestiva, tornando mais difícil para o corpo digerir alimentos e absorver nutrientes adequadamente.

Foto: iStock

Equilíbrio hormonal

Estudos sugerem que o consumo excessivo de cafeína pode estar associado a alterações nos níveis hormonais femininos, como os níveis de estrogênio. Isso pode ter impactos negativos sobre o ciclo menstrual e a saúde hormonal em geral.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock