Os processos inflamatórios fazem parte da defesa do corpo e são uma resposta natural do sistema imunológico às lesões e infecções. No entanto, quando recorrentes, eles podem afetar a saúde do organismo e indicar a presença de doenças. Por isso, confira os principais alimentos que ajudam a reduzir e prevenir inflamações!
Foto: marilyn barbone | Shutterstock
1. Chia
Rica em ômega 3 e antioxidantes, essa semente ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias e a combater o estresse oxidativo, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
Foto: Vera Larina | Shutterstock
2. Abacate
Com vitamina C, E e K, fitosteróis e gorduras saudáveis, o abacate age como um anti-inflamatório natural, pois neutraliza os radicais livres e reduz a incidência de inflamações.
Foto: Nikola Bilic | Shutterstock
3. Tomate
O tomate é um alimento rico em licopeno, substância carotenoide que confere cor avermelhada à fruta, o que ajuda a reduzir inflamações relacionadas a doenças crônicas e auxilia na proteção da pele contra os raios solares.
Foto: Enez Selvi | Shutterstock
4. Cúrcuma
A curcumina, substância da cúrcuma, é um antioxidante eficaz contra os radicais livres e estimula o sistema imunológico contra processos inflamatórios, atuando também no alívio das dores articulares.
Foto: Rostovtsevayu | Shutterstock
5. Azeite de oliva
Uma rica fonte de gorduras saudáveis, o azeite tem compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como a vitamina E, e bioativos que ajudam a reduzir e aliviar os sintomas de doenças associadas às inflamações.
Foto: sweet marshmallow | Shutterstock
6. Peixes
Os peixes são ricos em proteínas e ácidos graxos ômega 3, que reduzem a produção de substâncias pró-inflamatórias. Também contêm vitamina E e selênio, que diminui o estresse oxidativo.
Foto: zi3000 | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock