6 benefícios da lentilha para a saúde

Foto: nito | Shutterstock

Você já deve ter ouvido que comer lentilha no Réveillon traz sorte, fartura e prosperidade. Embora essa crença não possa ser comprovada cientificamente, uma coisa é certa: essa leguminosa oferece diversos benefícios para a saúde. Isso porque ela é rica em vitaminas, fibras, proteínas e zinco, que desempenham um papel essencial no funcionamento do organismo. A seguir, confira outros bons motivos que incluir a lentilha na sua dieta!

Foto: nito | Shutterstock

1. Favorece a saúde cardiovascular Os nutrientes presentes na lentilha, como fibras, folato e potássio, são benéficos para a saúde do coração. As fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), enquanto o folato diminui os níveis de homocisteína no sangue (um aminoácido que pode prejudicar a parede das artérias). O potássio, por sua vez, contribui para a manutenção da pressão arterial e auxilia no bom funcionamento dos músculos e nervos.

Foto: Imagem: Prathankarnpap | Shutterstock

2. Auxilia na perda de peso A lentilha tem poucas calorias e é rica em proteínas e fibras, dois nutrientes essenciais para quem busca perder peso. Enquanto as fibras promovem a sensação de saciedade, evitando o consumo excessivo de alimentos, as proteínas preservam a massa muscular, garantindo que a maior parte do peso perdido seja gordura, e não músculo.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

3. Retarda o envelhecimento Por conter polifenóis, compostos antioxidantes conhecidos por combater os radicais livres no corpo, a lentilha é um excelente alimento para retardar o envelhecimento, já que protege as células contra danos oxidativos. Além disso, a vitamina C presente em sua composição ajuda a manter a produção de colágeno, uma proteína que mantém a pele firme e elástica.

Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock

4. Ajuda a prevenir a anemia Incorporar lentilha na alimentação pode ser uma maneira eficaz de ajudar na prevenção da anemia, graças ao seu conteúdo rico em ferro, um componente essencial da hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos. Segundo dados do Departamento de Informática em Saúde EPM – UNIFESP, uma xícara de chá de lentilha contém aproximadamente 7,56 mg de ferro, o que representa uma quantidade significativa das necessidades diárias recomendadas.

Foto: ridersuperone | Shutterstock

5. Fortalece os ossos Embora a lentilha não seja tão conhecida por seu impacto direto na saúde óssea como outros alimentos, ela fornece vários nutrientes que desempenham papéis importantes na manutenção e fortalecimento dos ossos, como o magnésio e a vitamina D, que favorecem a absorção de cálcio e ajudam a reduzir o risco de fraturas.

Foto: wavebreakmedia | Shutterstock

6. Auxilia na redução dos sintomas da TPM A lentilha é uma boa fonte de vitamina B6, que desempenha um papel importante na síntese de neurotransmissores e na regulação hormonal. Durante a TPM (tensão pré-menstrual), os níveis desse nutriente podem ajudar a regular os níveis de serotonina e outros neurotransmissores, melhorando o humor.

Foto: Alina Kruk | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: nito | Shutterstock