6 mitos e verdades sobre diabetes
Foto: Dmytro Zinkevych | Shutterstock
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, há no Brasil mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença, o que representa cerca de 6,9% da população. Ainda assim, muitas dúvidas permeiam a mente da população. Para esclarecer algumas questões, a Dra.Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista, explica alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira!
Foto: Dmytro Zinkevych | Shutterstock
1. Diabetes tem causa genética
Verdade. Já se sabe que há uma influência genética significativa na fisiopatologia do diabetes. Ter um parente de primeiro grau com a doença aumenta consideravelmente as chances de você ter também. O diabetes tipo 2 tem uma maior predisposição genética que o tipo 1.
Foto: Amalia Vargas Rubio | Shutterstock
2. Diabetes geralmente não tem sintomas
Verdade. Em cerca de 50% dos casos, a doença fica assintomática nas suas fases iniciais e intermediárias, segundo a médica.
Foto: Halfpoint | Shutterstock
3. Comer doce causa diabetes
Mito. Mais ou menos 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, que é desencadeado por fatores conjugados, como tendência genética, ganho de peso, alimentação errada e vida sedentária. A ingestão de doces contribui com o excesso de calorias, a verdadeira razão do ganho de peso.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
4. Todo produto diet é liberado para os diabéticos
Mito. Os produtos dietéticos sem adição de açúcar podem conter outras formas de carboidratos que também interferem na glicemia, como frutose, lactose, amido ou maltodextrina. “O mais importante é usar com moderação e ficar sempre de olho na quantidade de carboidratos contida no produto”, recomenda a endocrinologista.
Foto: Pressmaster | Shutterstock
5. Diabetes causa problemas nos rins, olhos e coração
Mito. Essas complicações são geralmente resultado do controle inadequado do açúcar no sangue ao longo do tempo, mas é possível evitar que isso aconteça com bons hábitos de saúde e alimentares. “O bom controle da glicemia é capaz de evitar todas as complicações”, garante a especialista.
Foto: metamorworks | Shutterstock
6. Estresse pode subir a glicose no diabético
Verdade. Segundo a Dra. Tassiane Alvarenga, o estresse pode levar ao descontrole glicêmico, por dois motivos: aumento do hormônio cortisol, que eleva a gordura abdominal, representando um risco para o desenvolvimento de diabetes, e comportamento, pois o estresse aumenta a fome, a gula e a ansiedade.
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Dmytro Zinkevych | Shutterstock