6 posturas de yoga para ajudar a relaxar

Foto: Imagem: Gerain0812 | Shutterstock

Por meio da realização de movimentos controlados e da atenção plena à respiração, o yoga ajuda a reduzir os níveis de estresse e tensão acumulados no corpo, estimulando o relaxamento profundo e ajudando a acalmar a mente. “Yoga nos ensina a manter o foco no que está acontecendo agora, pois é, de fato, o único momento que existe”, explica Romulo Carrer, musicoterapeuta e instrutor de yoga. A seguir, ele ensina algumas posturas que auxiliam no relaxamento. Confira!

Foto: Imagem: Gerain0812 | Shutterstock

1. Postura da borboleta Sente-se com as plantas dos pés unidas à frente, tentando levar os joelhos o mais próximo do solo possível. Se necessário, empurre-os enquanto permanece por 1 minuto com a respiração profunda. Mantenha a coluna reta e evite se movimentar enquanto permanece na postura.

Foto: LTim | Shutterstock

2. Postura do gato e da vaca Em postura de quatro apoios, expirando, recolha o queixo ao peito enquanto encolhe o ventre e arredonde a coluna. Inspirando, olhe para o teto e afunde a coluna, soltando o ventre em direção ao chão. Repita 5 vezes.

Foto: MestoSveta | Shutterstock

3. Postura do cachorro olhando para baixo Coloque-se como na postura do gato, com os joelhos afastados e em linha com os quadris; e as mãos no chão, em linha com os ombros. Vire os dedos dos pés para dentro e, expirando, eleve os quadris em direção ao teto. Em seguida, empurre os calcanhares para o solo. Afunde bem a cabeça entre os braços. Inspirando, volte a ficar na postura de quatro apoios. Repita lentamente por 5 vezes com a respiração bem profunda.

Foto: krivoruch | Shutterstock

4. Postura invertida Coloque uma toalha de banho dobrada em quatro partes debaixo dos quadris e apoie as pernas contra uma parede. Permaneça assim de 15 a 30 respirações lentas. Desfaça a postura lentamente e permaneça deitado de lado por alguns instantes. Evite elevar a cabeça imediatamente após desfazer a postura.

Foto: Vuk Varuna | Shutterstock

5. Postura da ponte Deitado, com os joelhos flexionados e afastados entre si, mãos tocando os calcanhares, inspirando, eleve os quadris e permaneça nessa posição por 3 respirações longas e profundas. Para voltar, desça o corpo lentamente, observando o movimento de cada centímetro do corpo voltando ao chão.

Foto: Jacob Lund | Shutterstock

6. Postura de relaxamento Deite-se e, se desejar, cubra-se para relaxar. Mantenha as pernas afastadas entre si, os braços também afastados do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima. Empurre a região lombar em direção ao solo e puxe o queixo em direção ao peito. Permaneça nesta posição, fazendo uma contagem regressiva de suas respirações, indo de 30 a 0. Então, respire fundo, se espreguice e levante para continuar seu dia.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Imagem: Gerain0812 | Shutterstock