7 causas da deficiência de vitamina B12

Foto: Portal EdiCase

A vitamina B12 é essencial para a saúde do sistema nervoso e para a produção de células vermelhas do sangue. Ela desempenha papel importante na síntese do DNA e no metabolismo celular. A sua deficiência pode causar sintomas como cansaço extremo, falta de ar e problemas neurológicos. Como o corpo humano não a produz naturalmente, é necessário obtê-la por meio da dieta ou de suplementos. A seguir, confira as principais causas que podem levar à deficiência de vitamina B12!

Foto: Aleksandr Grechanyuk | Shutterstock

1. Baixa ingestão de alimentos de origem animal

Dietas vegetarianas, veganas ou extremamente restritivas podem resultar na deficiência de vitamina B12, uma vez que esse nutriente está presente principalmente em alimentos como carne, ovos e laticínios. Dessa maneira, pessoas que seguem essas dietas por longos períodos – sem orientação de um médico para a suplementação – correm risco maior de desenvolver esse problema.

Foto: Jacob Lund | Shutterstock

2. Cirurgias bariátricas 

Procedimentos cirúrgicos que alteram o trato digestivo, como a redução do estômago, podem diminuir a capacidade de absorção de vitamina B12. Por isso, pacientes que passaram por cirurgias bariátricas frequentemente precisam de suplementação contínua dessa vitamina – sempre com orientação médica.

Foto: New Africa | Shutterstock

3. Doenças gastrointestinais

Doenças como Crohn e doença celíaca afetam a parede intestinal, dificultando a absorção de nutrientes, incluindo a vitamina B12. Além disso, a presença de inflamações prolongadas pode agravar o quadro de deficiência. Por isso, o acompanhamento médico é essencial para a suplementação desse nutriente.

Foto: sdecoret | Shutterstock

4. Uso prolongado de medicamentos

Medicamentos para refluxo gastroesofágico (como inibidores de bomba de prótons e bloqueadores H2) e a metformina, usada para diabetes, interferem na absorção de B12 ao reduzir a acidez gástrica ou afetar o metabolismo da vitamina. Por isso, o acompanhamento médico tanto para o uso de medicamentos quanto de suplementos é fundamental.

Foto: LeviaUA | Shutterstock

5. Exposição ao óxido nitroso

O uso frequente de óxido nitroso, também conhecido como "gás do riso", pode interferir no metabolismo da vitamina B12, aumentando o risco de deficiência, especialmente entre profissionais de saúde ou pessoas que usam essa substância recreativamente.

Foto: Inna photographer | Shutterstock

6. Hepatopatias

Doenças hepáticas afetam o armazenamento de vitamina B12, já que o fígado é o principal local onde o nutriente é armazenado. Dessa maneira, pacientes com doenças como cirrose ou hepatite apresentam maior risco de desenvolver deficiência ao longo do tempo.

Foto: Vita_Dor | Shutterstock

7. AIDS

A AIDS pode afetar a absorção da vitamina B12 de diversas formas. O sistema imunológico enfraquecido torna o corpo mais suscetível a infecções gastrointestinais e inflamações crônicas que prejudicam a função intestinal, como a síndrome de má absorção. Além disso, alguns medicamentos usados no tratamento do HIV podem interferir na digestão e no metabolismo de nutrientes.

Foto: Oksana Mizina | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Portal EdiCase