A maneira como as pessoas enfrentam os desafios diários e as situações estressantes têm influência importante na pressão alta, ainda que não seja fator determinante. Isso porque, segundo o psicólogo Odair J. Comin, o estresse libera substâncias que aumentam a frequência cardíaca, o que potencializa a pressão arterial e colabora para piorar a hipertensão. Por isso, a seguir, a psicóloga Claudia Nogueira dá algumas dicas para reduzi-lo e gerenciar a hipertensão!
Foto: Miljan Zivkovic | Shutterstock
1. Cuide da alimentação
Aderir a uma dieta saudável e equilibrada é muito importante para repor as energias que o estresse consome do organismo. Além disso, uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes, pode ajudar a regular os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.
Foto: Kolpakova Svetlana | Shutterstock
2. Relaxe para reduzir o estresse
Relaxar ajuda a eliminar o excesso de adrenalina produzido pelo processo do estresse e restabelece o equilíbrio interno. Práticas de relaxamento, como meditação, yoga, respiração profunda, ou simplesmente tirar um tempo para hobbies e atividades que trazem prazer, ajudam a reduzir os níveis de cortisol.
Foto: Imagem: Ground Picture Shutterstock
3. Busque o equilíbrio emocional e mental
Valorizar suas virtudes, expressar seus sentimentos e receber afeto, fazem muito bem, pois promovem uma sensação de autoaceitação, conexão emocional e apoio social. Tudo isso ajuda a diminuir os níveis de cortisol e promovem a sensação de relaxamento e bem-estar.
Foto: Song_about_summer | Shutterstock
4. Sorria mais
Sorrir é a melhor arma para se defender do estresse. É fácil, rápido e grátis. Quando você sorri, seu corpo libera hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e diminui o nível do cortisol, o hormônio clássico do estresse.
Foto: Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
5. Pratique atividade física
Praticar atividade física contribui na liberação de beta-endorfina, substância que proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade. Além disso, o exercício regular ajuda a reduzir os níveis de cortisol, promovendo uma resposta mais equilibrada do corpo diante de situações estressantes.
Foto: Imagem: Daria Voronchuk | Shutterstock
6. Seja otimista
O bom humor e o otimismo também podem ajudar a controlar o estresse e a pressão arterial. Pesquisadores acreditam que o otimismo pode ajudar a baixar os hormônios do estresse, aumentar a imunidade e promover comportamentos de estilo de vida positivos, como a prática de exercícios físicos, que é um hábito que ajuda tanto a prevenir como controlar a hipertensão arterial.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
7. Durma bem
Dormir mal não quer dizer que você terá pressão alta. Mas um sono de 8 horas por noite é fundamental para o bom desempenho do organismo. Quando não dormimos o suficiente, o corpo fica em um estado de desequilíbrio hormonal, aumentando os níveis de cortisol e diminuindo a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de calma e bem-estar, como a serotonina.
Foto: fizkes | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: skynesher/iStock