7 dicas para se proteger das doenças de inverno
Foto: Lysenko Andrii | Shutterstock
Durante o inverno, o clima fica mais seco e as doenças respiratórias e alérgicas, como rinite, sinusite, laringite, asma, gripes e resfriados, se tornam mais frequentes. Alguns cuidados básicos no dia a dia podem ajudar a prevenir essas condições. A seguir, o médico e especialista em Otorrinolaringologia Dr. Jamal Azzam dá algumas dicas. Confira!
Foto: Lysenko Andrii | Shutterstock
1. Beba bastante água
Deve-se pensar na água como um tratamento para o sistema respiratório. Nessa época do ano, as secreções tendem a ficar mais ressecadas e a água faz elas ficarem mais líquidas e, assim, serem facilmente eliminadas, levando com elas vírus e bactérias.
Foto: Efired | Shutterstock
2. Faça inalação com soro fisiológico
O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar na fluidificação das secreções. Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico.
Foto: Kateryna Onyshchuk | Shutterstock
3. Use umidificador de ar
Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto. Isso vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em melhores condições. Se não tiver umidificador, mantenha toalhas de banho bem úmidas expostas no quarto.
Foto: PV productions | Shutterstock
4. Borrife sprays de soro fisiológico no nariz
Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face. Pingar com um conta-gotas também é uma boa medida.
Foto: Dragana Gordic | Shutterstock
5. Evite atividades físicas entre 10 e 16 horas
Neste período, costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe uma sobrecarga da respiração. Uma vez que boa parte da poluição atmosférica é liberada por escapamentos, evite lugares com muito trânsito.
Foto: ViDI Studio | Shutterstock
6. Mantenha a casa bem ventilada
Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco, fungos podem crescer no local e piorar muito as alergias respiratórias. A ventilação ajuda a evitar isso.
Foto: brizmaker | Shutterstock
7. Lave as blusas e deixe-as tomar sol
Geralmente, as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar. Na maioria das vezes, elas ficaram guardadas por meses. Então, o que ocorre na hora de pegar essas roupas? Aquele cheiro de roupa guardada. Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.
Foto: marevgenna | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: PeopleImages/iStock