7 estratégias para você largar o vape de vez

Engana-se quem pensa que cigarro eletrônico não vicia

Foto: Nikola Stojadinovic

Vício

Já caiu por terra a falácia de que o vape serviria como uma estratégia para largar o vício do cigarro; por si só o aparelho eletrônico já é extremamente viciante, além de fazer mal ao organismo e à saúde em geral.

Foto: supersizer

Estratégias

Portanto, como já sabemos, é difícil largar o vício de fumar, e com o vape não seria diferente. A seguir, algumas estratégias que podem te ajudar nesse processo.

Foto: Tatiana Buzmakova

Data limite

Comece definindo a data em que você descartará o aparelho. Um estudo descobriu que fumantes que marcam uma data para parar de fumar perto de quando tomam a decisão de largar o vício, tem maior probabilidade de sucesso do que aqueles que não definem nada.

Foto: Ignatius Harly Putranto

Esteja consciente

Ninguém está dizendo que vai ser fácil. Você sentir inclusive sintomas físicos de abstinência. Fique ciente de que os efeitos colaterais de largar o vício atingem o pico na primeira semana e pioram nas primeiras 48 horas.

Foto: supersizer

Mude sua rotina

"Quando você usa uma substância viciante, seu cérebro começa a fazer associações entre essa substância e tudo o que você está fazendo ou sentindo naquele momento”, diz Megan Jacobs, ativista americana em entrevista ao portal Self. “Talvez você nem tenha noção dos sentimentos, das pessoas, dos lugares ou das diferentes situações que estão incitando seu cérebro a dizer: ‘Ei, vaporizar seria muito bom agora’”.

Foto: Ivan Pantic

Boca e cérebro ocupados

Jacobs também sugere que "recém-ex-fumantes" façam atividades que distraiam o cérebro, como pintar, colorir, jogar bola, etc. Chicletes e pirulitos também ajudam.

Foto: mediaphotos

Reposição de nicotina

Adesivos ou pastilhas de nicotinas não são apenas para fumantes de cigarro tradicional.

Foto: sihuo0860371

Liste objetivos

Crie uma lista e escreva por quais razões (ou por quem) você está largando o vício. Isso te ajudará no processo.

Foto: Shahbaz Par Abdolmaleki asl

Não desista

Talvez o mais importante de todos os passos. Recaídas são comuns. “Muitas pessoas precisam de mais de uma tentativa para conseguir parar de vez. Cada vez, você aprende algo novo sobre si mesmo e o que vai funcionar para você – e o que não vai funcionar para você. O mais importante é continuar tentando coisas diferentes para descobrir o que acabará funcionando", afirma Megan Jacobs.

Foto: Muchamad Zaenuri

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: RichLegg