Perder peso pode parecer uma tarefa complicada, principalmente quando a rotina é bastante movimentada. No entanto, com algumas mudanças simples nos hábitos diários é possível alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. A seguir, Matheus Motta, responsável pelo programa de emagrecimento Vigilantes do Peso no Brasil, mostra como. Confira:
Foto: puhhha | Shutterstock
1. Crie novos comportamentos alimentares
Quando falamos de mudança de comportamento alimentar, não é sobre passar fome ou nunca mais comer chocolate. Mas, sim, um trabalho de autoconhecimento e consciência de padrões que atrapalham a busca por uma rotina mais saudável. Ao ter essa compreensão, é possível criar estratégias para driblar maus hábitos, como deixar uma marmita pronta e ter uma fruta à mão para hora do lanche.
Foto: Josep Suria | Shutterstock
2. Controle o estresse
O estresse tem potencial para afetar negativamente os esforços de perda de peso. Encontrar maneiras de lidar com este vilão, como praticar técnicas de relaxamento, meditação ou atividades prazerosas, é fundamental para seu processo de emagrecimento não estagnar
Foto: Albina Gavrilovic | Shutterstock
3. Respeite seu corpo e siga seu ritmo
Quanto mais complicado for o objetivo, mais difícil vai ser começar ou mantê-lo. É importante definir metas que estejam ao seu alcance, sempre respeitando o próprio corpo e a rotina. Caminhar um pouco todos os dias é o primeiro passo para correr 5 km. No lugar de buscar resultados imediatos ou a perfeição, focar no processo pode facilitar a criação de um hábito saudável e duradouro.
Foto: ViDI Studio | Shutterstock
4. Aposte na qualidade do sono
A falta de sono adequado pode influenciar negativamente os níveis de energia e o metabolismo, afetando os resultados da perda de peso. É importante garantir qualidade e quantidade suficiente para promover o bem-estar geral.
Foto: fizkes | Shutterstock
5. Mantenha o corpo hidratado
Segundo Matheus Motta, “a falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, afirma o especialista.
Foto: Friends Stock | Shutterstock
6. Programe suas refeições
Para adotar novos hábitos e mantê-los sem desanimar é preciso entender a rotina e se organizar de acordo com seus horários e compromissos. Programar as próximas refeições e já deixar pronta a lista antes de ir ao mercado ou marcar na agenda um tempo para praticar atividade física ajuda na evolução constante e, assim, o processo passa a fluir de maneira mais leve.
Foto: Diana Sklarova | Shutterstock
7. Busque apoio
Participar de grupos que ofereçam apoio pode ser benéfico para compartilhar experiências, obter motivação e receber orientação de profissionais qualificados. Com paciência, persistência e a adoção das estratégias corretas, é possível superar os obstáculos e continuar avançando em direção aos objetivos de saúde e bem-estar.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock