Adoçantes x Peso

Saiba quais são os 8 produtos não devem ser consumidos, segundo a OMS

Foto: Alexander Grey/ Unsplash

A recomendação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta na segunda-feira (15) para desencorajar o uso de adoçantes sintéticos ou artificiais, os NSS, como medida para controle de peso.

Foto: Towfiqu Barbhuiya/ Unsplash

Zero benefício

Para a entidade, não há qualquer benefício ligado à redução de gorduras no uso de tais substâncias a longo prazo, seja por adultos ou crianças. Pelo contrário, se entende que quem usa adoçantes está sob risco de aumento de diabetes tipo 2, doenças vasculares e até morte, no caso de idosos.

Foto: iStock

Acesulfame K

Esse derivado de potássio é um aditivo de glicose sem calorias. A substância chega a ser 200 vezes mais doce que a sacarose.

Foto: Reprodução/ Só Insumos

Aspartame

Com baixo valor calórico - apenas 4 calorias por grama -, esse produto também adoça os alimentos até 200 vezes mais que o açúcar.

Foto: Reprodução/ Dose Certa

Advantame

Aprovado há menos de 10 anos pela Food and Drug Administration (FDA), o advantame é um adoçante de alta intensidade, capaz de adoçar 20 mil vezes mais que o açúcar.

Foto: Yesand Studio/ Unsplash

Ciclamato

Trinta vezes mais doce que a sacarose, o ciclamato é mais um adoçante artificial não calórico.

Foto: Reprodução/ Cornershop

Neotame

Já foi o adoçante mais potente por adoçar 8 mil vezes mais que o açúcar. Tem baixo valor calórico.

Foto: Reprodução/ Amazon

Sacarina

Um dos adoçantes mais antigos, a sacarina sódica é artificial e não-nutritiva. A substância é normalmente encontrada em refrigerantes e doces diet.

Foto: Reprodução/ Drogaria São Paulo

Sucralose

Extraída da cana-de-açúcar, a sucralose tem poder adoçante muito superior ao do açúcar. Não fornece nutrientes nem calorias.

Foto: Reprodução/ Linea Alimentos

Estévia

Trata-se de um adoçante natural, extraído da Stevia rebaudiana, planta cultivada há anos no Brasil. Também não tem calorias e seu poder adoçante vai de 200 a 400 vezes o da sacarose.

Foto: Reprodução/ Mercado Livre

Medidas efetivas

Com a recomendação, o diretor de Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca, sugere que se considerem medidas mais simples para o controle de peso, como o consumo de alimentos com açúcares naturais a exemplo de frutas e bebidas não açucaradas.

Foto: Bruna Branco/ Unsplash

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock