8 alimentos prejudiciais para quem tem colesterol alto
Foto: aquaArts studio/iStock
A alimentação é um fator importante na manutenção e no controle dos níveis adequados de colesterol no sangue. Comidas ricas em gordura saturada, trans, carboidratos simples e pobres em fibras podem favorecer o aumento do colesterol ruim (LDL), que se trata de um fator de risco para diversas doenças cardiovasculares. Por isso, a seguir, confira alimentos para evitar consumir!
Foto: Ekaterina Markelova | Shutterstock
1. Laticínios
Segundo a nutricionista Gabriela Marcellino, a gordura saturada está presente nos alimentos de origem animal como leite e derivados. Essas gorduras aumentam o risco de dislipidemias (níveis elevados de gorduras no sangue) e doenças cardíacas e, por este motivo, esses alimentos devem ser consumidos com moderação.
Foto: Sea Wave | Shutterstock
2. Doces e chocolates
Muitos doces e chocolates contêm gorduras saturadas, que aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode levar ao acúmulo de colesterol nas artérias e elevar o risco de doenças cardíacas.
Foto: Endah Puspitaningrum | Shutterstock
3. Carnes gordurosas
A carne vermelha apresenta uma quantidade maior de colesterol, em comparação com as carnes brancas, ainda mais quando contém capas de gordura. “Para limitar o consumo de gorduras no dia a dia, dê preferência às carnes com baixos teores de gordura [...]", recomenda a nutricionista Ilana Gonzales.
Foto: Brent Hofacker | Shutterstock
4. Frutos do mar
Muitos frutos do mar, como camarão, mexilhões e lagosta, podem ser ricos em colesterol, que é uma substância gordurosa encontrada naturalmente nos alimentos de origem animal e pode contribuir para o acúmulo de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.
Foto: Mironov Vladimir | Shutterstock
5. Molhos e produtos ricos em gorduras
Molhos para saladas e para massas, maionese e outros podem conter gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol. Leia os rótulos, escolha opções com baixo teor de gordura ou faça molhos caseiros mais saudáveis.
Foto: Fotologija | Shutterstock
6. Alimentos embutidos
Os alimentos embutidos são frequentemente feitos de carnes processadas de baixa qualidade, que podem ser ricas em gorduras saturadas, colesterol e aditivos indesejáveis.
Foto: smutny pan | Shutterstock
7. Alimentos fritos
Restrinja o consumo de frituras no cardápio. Alimentos grelhados, assados ou cozidos são as melhores opções. Se ainda assim quiser consumir frituras, atente-se ao tipo de óleo usado no preparo. “Para o preparo dos alimentos, prefira óleo vegetal à gordura animal (ou saturada)”, recomenda a nutricionista Ilana Gonzales.
Foto: Jacek Chabraszewski | Shutterstock
8. Sorvetes cremosos
Além de, geralmente, serem industrializados e conterem um alto teor de açúcar, essas sobremesas são produzidas a base de gordura hidrogenada, que eleva o colesterol ruim. Por isso, prefira as opções naturais, que são mais saudáveis e tem menos gordura.
Foto: c0ntr3ras | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: aquaArts studio/iStock