8 benefícios das fibras para a saúde
Foto: fcafotodigital/iStock
As fibras alimentares são componentes vegetais que não são digeridos pelo sistema digestivo humano, mas desempenham um papel crucial na manutenção da saúde. Elas são encontradas em uma variedade de alimentos de origem vegetal, incluindo frutas, legumes, grãos integrais, nozes e sementes. A seguir, confira alguns benefícios delas para a saúde!
Foto: catalina.m | Shutterstock
1. Melhora a digestão e previne a constipação
Fibras solúveis absorvem água, ajudando a suavizar as fezes, enquanto fibras insolúveis adicionam volume, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo.
Foto: sdecoret | Shutterstock
2. Auxílio na perda de peso
Alimentos ricos em fibras promovem a sensação de saciedade. "Assim, a fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar", afirma a nutricionista Roberta Stella.
Foto: Andrey_Popov | Shutterstock
3. Controla o açúcar no sangue
As fibras podem desacelerar a absorção de açúcar, o que, segundo a nutricionista Fernanda Sobral, resulta em uma menor liberação de insulina, um hormônio que ‘leva’ a glicose para dentro das células para ser utilizada e favorece o estoque de gordura quando em grandes quantidades.
Foto: vetre | Shutterstock
4. Reduz a gordura no fígado
Uma alimentação rica em fibras inibe a formação de gordura no fígado. A aveia, por exemplo, segundo a nutróloga Dra. Marcella Garcez, contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a absorção de açúcares e inibe a absorção de gorduras.
Foto: Marko Aliaksandr | Shutterstock
5. Fortalece o sistema imunológico
Segundo a nutricionista Fernanda Sobral, as fibras contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, “pois estimulam o crescimento das células benéficas da flora intestinal, impedindo o crescimento de microrganismos danosos”.
Foto: eamesBot | Shutterstock
6. Alivia a síndrome do intestino irritável (SII)
As fibras solúveis podem ajudar a aliviar os sintomas da SII, como dor abdominal, inchaço e irregularidade intestinal, ao suavizar as fezes e regular o funcionamento do intestino.
Foto: Jo Panuwat D | Shutterstock
7. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
As fibras solúveis, presentes em alimentos como aveia, legumes e frutas, formam um gel viscoso no trato digestivo, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o que está associado a um menor risco de desenvolvimento de placas de gordura nas artérias.
Foto: SofART | Shutterstock
8. Ajuda a prevenir o câncer de cólon
Segundo a endocrinologista Lúcia Flávia Carpilovsky, os alimentos ricos em fibras, especialmente os grãos e sementes, "melhoram o trânsito intestinal, prevenindo o aparecimento de hemorroidas e câncer de cólon".
Foto: aslysun | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: fcafotodigital/iStock